A cagaita é um fruto típico do Cerrado brasileiro. Os frutos da cagaiteira são fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C e niacina, além de glicídios e proteínas.

A cagaita (Eugenia dysenterica DC) pertence à família Myrtaceae, e é um fruto típico do cerrado brasileiro, sendo encontrado no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais, em cerrados e cerradões. Sua árvore, a cagaiteira, é de porte médio e pode atingir até 10 metros de altura. Na época de sua floração, nos meses de agosto e setembro, a cagaiteira emite flores brancas em abundância, muito perfumadas. A época de frutificação dessa árvore é nos meses de setembro a novembro, podendo chegar até dezembro, isso vai depender das condições climáticas de cada região.

Junim 10B se deliciando com CAGAITAS na Serra dos Pirenéus, Pirenópolis GO. “É comum ver trilheiros correndo pelo mato para ‘se descarregarem’, após ingerirem cagaitas fermentadas” (risos)

Seus frutos são muito suculentos e consumidos ao natural ou em forma de geleias, sucos, licores, doces e sorvetes.

Os frutos maduros que caem das árvores e ficam expostos ao sol sofrem fermentação e, se consumidos em excesso, causam efeito laxante, o que justifica o nome popular e o nome científico.

Com sabor acidulado, merecem certa atenção quanto à quantidade ingerida. Os frutos da cagaiteira são fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C e niacina, além de glicídios e proteínas.

Cagaitera – Parque da Cidade, Brasília DF.

Por ter porte médio e ser muito bonita quando se encontra na época da floração, a cagaiteira é utilizada como ornamentação. Suas folhas são usadas com fins medicinais, pois, ao contrário dos frutos, têm ação antidiarreica. Em Brasília, no Distrito Federal, é comum vermos cagaiteiras enfeitando a cidade, compondo um paisagismo público que agrega beleza e benefícios à população.

Por: Junim 10B – Na Trilha Certa | com referencias da web

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
27 − 4 =