Os filmes da Marvel não seguem à risca a própria linha temporal. Por isso, organizamos todos os títulos para você. Confira agora a ordem exata em que cada filme aconteceu. Só dos filmes mesmo, para ficar bem fácil.

Siga a nossa cronologia dos filmes da Marvel para poder maratonar o Universo Compartilhado da Marvel inteirinho, mas só com os filmes. Se você não está preocupado com as séries, essa aqui é a ordem cronológica certa do universo Marvel Studios, oficializada no livro Marvel: The First Ten Years. Mas também levamos em conta a ordem que os Irmãos Russo, diretores de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, publicaram em suas redes sociais e as datas anunciadas pela Marvel Studios na San Diego Comic Con 2019.

Primeira fase

1º. Capitão América: O primeiro Vingador (2011)

baixinho toma esteroides e salva o mundo de nazista deformado

O filme, embora comece sua história com a descoberta do corpo congelado do Capitão América em 2011, grande parte de sua história se passa entre os anos 1943 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. É também a primeira aparição do Tesseract, a Joia do Espaço.

Primeira aparição de personagens:

Steve Rogers, Bucky Barnes, Agente Carter, Caveira Vermelha e Dr. Armin Zola.

2º. Capitã Marvel (2019)

mulher superpoderosa chuta bundas nos anos 90

Capitã Marvel teve sua estreia em 2019, porém, a história do filme se passa no passado, mais precisamente na década de 1990. O filme contará a origem dessa heroína e da SHIELD. Contará com a presença de Nick Fury, ainda com seus dois olhos, e com o retorno do Agente Coulson. Outro personagem que retornará é Ronan, o Acusador, vilão de Guardiões da Galáxia.

Primeira aparição de personagens:

Carol Danvers e Mar-Vell.

3º. O Incrível Hulk (2008)

cientista com problemas temperamentais é perseguido pelo exército americano

Outro filme de super-herói que parecia ser como os outros antes dele. No entanto, foi nesse filme que Marvel começou a mostrar que o universo de seus heróis estava conectado. Na cena pós créditos de O Incrível Hulk, vemos Tony Stark (cujo filme havia sido lançado apenas há alguns meses) conversando diretamente com o General Ross. Isso sem falar nas diversas referências ao Capitão América.

Primeira aparição de personagens:

Bruce Banner e General Ross

4º. Homem de Ferro (2008)

bilionários se recupera de stress pós traumático matando terroristas

O filme que deu início a todo Universo Cinematográfico da Marvel (UCM). A princípio, Homem de Ferro parecia ser apenas mais um filme de herói como muitos antes dele (ex.: Homem-AranhaX-MenQuarteto Fantástico), como se fosse o único super-herói de seu mundo. Contudo, o filme surpreendeu todos os fãs de quadrinho com sua cena pós-créditos na qual Nick Fury revela sobre a Iniciativa Vingadores.

No livro Marvel: The First Ten Years, descobrimos que o Homem de Ferro acontece entre 2009 e 2010, mesmo que tenha sido lançado ainda em 2008.

Primeira aparição de personagens:

Tony Stark, Pepper Potts, Happy Hogan, James Rhodes, Agente Coulson, Nick Fury e JARVIS.

5º. Homem de Ferro 2 (2010)

bilionário fica bêbado e seu amigo rouba uma de suas roupas caras

Na sequência do filme do Homem de Ferro, o Universo Cinematográfico da Marvel não apenas apresenta uma nova aventura do Stark, como também aproveita para apresentar novos heróis que irão compor os Vingadores no futuro. Como é o caso da Viúva Negra e de James Rhodes como o Máquina de Combate.

Primeira aparição de personagens:

Viúva Negra, Máquina de Combate, Indústrias Hammer e Howard Stark

6º. Thor (2011)

cara obcecado por um martelo causa confusão em uma cidade de apenas uma rua

Nesse filme a Marvel começou a explorar os conceitos de super-heróis cósmicos, mostrando outros planetas e raças que compõem o seu universo. Porém, fora isso, foi apenas um filme de origem.

Primeira aparição de personagens:

Thor, Loki, Lady Sif, Jane Foster, Odin, Erik Selvig, Heimdall, Os Três Guerreiros e Gavião Arqueiro.

7º. Os Vingadores (2012)

DC fica com inveja

Filme que encerrou a primeira fase de filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, culminando na união dos super-heróis apresentados nos filmes anteriores. O filme marca também a primeira aparição da Joia da Mente e do vilão Thanos, que se manteria como uma força escondida nas sombras por mais seis anos.

Primeira aparição de personagens:

Maria Hill e Thanos.

Segunda fase

8º. Homem de Ferro 3 (2013)

caso de stress pós traumático de bilionário piora e ele faz amizade com uma criança aleatória

Assim como Homem de Ferro deu início à Primeira Fase do UCM, o terceiro filme desse herói foi o escolhido para dar início à Segunda Fase.

9º. Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Quem se lembra da história desse filme? Loki morre, mas não morre.

Mais uma sequência de um filme da Primeira Fase. O ponto mais chamativo desse filme é que foi a primeira aparição da Joia da Realidade.

Primeira aparição de personagens:

Colecionador.

10º. Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

homem centenário luta para recuperar as memórias de seu amigo de infância

Novamente é na cena dos créditos que o filme prepara o terreno para as futuras produções da Marvel. Descobrimos neste filme que a Hydra está fazendo experimentos com a Joia da Mente para conferir superpoderes a seres humanos, e temos a apresentação de Wanda e Pietro Maximoff.

Primeira aparição de personagens:

Bucky Barnes como Soldado Invernal, Agente 13, Falcão, Brock Rumlow, Barão Von Strucker, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

11º. Guardiões da Galáxia (2014)

músicas do anos 80, planta de vocabulário limitado, gente colorida e guaxinim

O filme que verdadeiramente expandiu o Universo Marvel. Descobrimos mais sobre a vida pelo universo e sobre o vilão Thanos. Também é neste filme que a Joia do Poder aparece pela primeira vez.

Primeira aparição de personagens:

Peter Quill, Gamora, Drax, Rocket Raccoon, Groot, Ronan, Yondu e Nebulosa.

12º. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

mais músicas dos anos 80 e daddy issues

Apesar da sequência de Guardiões da Galáxia ter estreado apenas três anos mais tarde, a história do Vol. 2 se passa apenas alguns meses após os eventos do primeiro filme. Cronologicamente, o filme acontece antes mesmo de Vingadores: Era de Ultron, porém possui uma incongruência, admitida pelos próprios diretores. Trata-se da cena de Stan Lee, na qual ele conta para os Vigias suas aventuras na Terra. Stan Lee fala da vez que ele foi um entregador de encomendas, porém isso só acontece em Capitão América: Guerra Civil, que cronologicamente só aconteceria dali dois anos.

Primeira aparição de personagens:

Mantis

13º Vingadores: Era de Ultron (2015)

Robô megalomaníaco e dramático tenta adquirir um corpo maneiro para o fim do mundo

Filme que realmente revela que a pedra que adornava o cetro utilizado por Loki no primeiro filme dos Vingadores era uma Joia do Infinito. Novamente o filme dos Vingadores marca a transição de fases do UCM, encerrando a Segunda Fase.

Primeira aparição de personagens:

Ulysses Klaue, Visão e Armadura Hulkbuster.

Terceira fase

14º. Homem-Formiga (2015)

MATARAM A FORMIGA DELE!!!!

Nesse filme, a Marvel amplia ainda mais a atuação dos super-heróis, mostrando que eles existem há vários anos, preenchendo o espaço de tempo entre Capitão América e o Homem de Ferro. No caso era Hank Pym e sua esposa Janet, o Homem- Formiga e a Vespa originais, que atuaram nos anos 1980, durante a Guerra Fria. A história principal do filme se passa em 2015, quando Scott Lang assume o manto de Homem-Formiga.

Primeira aparição de personagens:

Scott Lang, Dr. Hank Pym, Hope van Dyne e Janet van Dyne.

15º. Capitão América: Guerra Civil (2016)

Olha o pau quebrando

Filme considerado o Vingadores 2,5 pela quantidade de super-heróis que ele traz. Foi aqui que começaram as desavenças entre Homem de Ferro e Capitão América que repercutiriam até Vingadores: Guerra Infinita.

Primeira aparição de personagens:

Pantera Negra, Homem-Aranha e Brock Rumlow como o Ossos Cruzados

16º. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

jovem não vai ao baile da escola para bater no pai da namorada

Embora a chegada do Cabeça-de-teia ao Universo Cinematográfico tenha sido amplamente celebrada, ela também trouxe uma das maiores incongruências da linha temporal da Marvel. Isso acontece logo no início do filme. A primeira cena mostra Nova York se recuperando dos eventos da invasão alienígena do filme dos Vingadores, que aconteceu em 2012. Porém, a cena seguinte diz que se passa oito anos depois. Isso faria com que a história de Homem-Aranha: De Volta ao Lar se passasse em 2020. Uma errata para essa incongruência foi feita em Marvel: The First Ten Years que oficializou o período em que o filme acontece, em 2016 (um ano antes do lançamento do filme).

Primeira aparição de personagens:

Ned, Tia May e Scorpio.

17º. Viúva Negra (2021)

viúva negra

O lançamento estava marcado para novembro de 2020, porém com o início da pandemia do novo coronavírus, foi adiado para 2021. O filme solo da Viúva Negra será um prequel, passando-se entre os eventos de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita.

Primeira aparição de personagens:

O vilão Treinador e a personagem Yelena Belova, que nas HQs assume o manto da Viúva Negra.

18º. Doutor Estranho (2016)

médico amargurado descobre o lado mágico da vida

Doutor Estranho chegou ao Universo Cinematográfico da Marvel para expandir ainda mais os seus limites. Pode-se dizer que ele chegou para abrir as portas da percepção de seus expectadores, aprofundando ainda mais os conceitos sobre magia desse universo. Ainda de quebra, esse filme conta com a primeira aparição da Joia do Tempo.

O filme possui duas posições na cronologia do Universo Marvel. O início se passa em 2016, pouco depois dos acontecimentos de Guerra Civil, quando podemos ver Stephen Strange negar a cirurgia de James Rhodes. O resto do filme, após seu acidente, se passa em 2017.

Primeira aparição de personagens:

Stephen Strange e Wong

19º. Pantera Negra (2018)

um estrangeiro aponta o quão errado estão os pensamentos de um país

Como pode ser percebido pelo filme, a história de Pantera Negra se passa pouco tempo após a morte do Rei T’Chaka, que aconteceu em Guerra Civil. De acordo com o livro Marvel: The First Ten Years, a história acontece em 2017, alguns meses após o último filme do Capitão América.

Primeira aparição de personagens:

Okoye, Shuri e M’Baku

20º. Thor: Ragnarok (2017)

três irmãos brigam pela herança deixada pelo pai

É um tanto vago precisar o momento exato em que Thor: Ragnarok acontece na linha temporal do UCM. Durante o filme vemos que Thor e Loki, ao serem expulsos do teletransporte da Bifrost, vão parar em outro planeta com uma diferença de semanas entre a chegada dos dois. Contudo, uma de suas cenas pós-créditos, mostra a nave asgardiana sendo abordada pela nave de Thanos, o que faz com que os eventos de Vingadores: Guerra Infinita aconteçam imediatamente após os de Ragnarok. E é graças ao período oficial em que Guerra Infinita acontece que conseguimos dizer que Ragnarok acontece em 2017.

Primeira aparição de personagens:

Korg e Valquíria

22º. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

homem roxo espacial completa sua coleção de pedras

O filme que é o resultado dos 10 anos de Universo Cinematográfico da Marvel. Nele vimos a união de todos os principais personagens apresentado ao longo desses anos. Thanos finalmente se revelou totalmente como o grande vilão e a última Joia do Infinito, a Joia da Alma, foi descoberta.

Segundo o livro Marvel: The First Ten Years, Guerra Infinita acontece em 2017, e não em 2018, o ano de lançamento do filme. Essa informação fez com que vários outros filmes também tivessem sua data alterada.

23º. Vingadores: Ultimato (2019)

grupo de amigos tiram satisfação com homem roxo espacial

O filme tem início logo após os acontecimento de Vingadores: Guerra Infinita. Contudo, há um salto temporal de cinco anos, chegando a 2022, e vemos os heróis lidando com todas as consequências da Dizimação de Thanos. Quando o Homem-Formiga consegue sair do Reino Quântico e descobre o que se passou, ele apresenta aos Vingadores restantes uma possível forma de desfazer o ato do titã maluco.

Vingadores: Ultimato se tornou a maior bilheteria da história do cinema, com uma arrecadação de US$ $2,790,849,263, passando Avatar, que por 9 anos se manteve no topo do ranking com uma bilheteria de US$2,787,965,087.

24º. Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

homem-aranha longe de casa

No segundo filme da nova franquia, Peter precisa lidar com uma grande perda pessoal, as responsabilidades de um herói e a expectativa que todos colocam em torno do Homem-aranha, além dos problemas de um adolescente normal. Dessa vez, o teioso sai de férias com os amigos da escola pela Europa, mas os problemas parecem segui-lo até lá.

Um novo aliado, contudo, promete ajudá-lo, Mysterio, promete ajudar o herói a deter os vilões elementais, que colocam a vida do planeta em risco.

Homem-Aranha: Longe de Casa finaliza a Fase 3 do MCU e a chamada Saga do Infinito, que engloba todos os filmes acima (com exceção do filme solo da Viúva Negra, parte da Fase 4 do MCU).

Por: Junim 10B

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
27 + 17 =