Não perca tempo diante das oportunidades de finalizar uma boa transação

A compra e venda de apartamentos em Brasília é um processo demorado e complexo, principalmente quando não dispomos de um capital financeiro alto para negociar. Dessa forma, é preciso estar atento a algumas que podem facilitar e otimizar no seu investimento.

Pesquise

Em períodos de crise como o que estamos passando, é muito comum que o mercado dê uma desaquecida no volume de vendas devido a retração dos investimento e a cautela dos consumidores diante das incertezas da renda e do emprego. Por isso, se você estava se planejando para comprar um imóvel, está pode ser a chance que você tanto esperava. Numa fase em que todos buscam economizar, andar na contramão pode ser uma oportunidade de negociar e conseguir boas condições no imóvel dos sonhos. Nenhum vendedor vai perder a chance de conquistar esse cliente. Portanto, não se afobe e não aja no ímpeto na hora de tomar uma decisão tão importante. Pesquise bem as ofertas do mercado e chegue com bons argumentos, boas propostas e não fuja do seu objetivo.

Crédito

Antes de mais nada, procure o gerente do seu banco e investigue qual a sua real condição de conseguir um financiamento diante da sua renda mensal. Faça uma avaliação do seu crédito imobiliário para saber quanto poderá ser concedido num futuro financiamento. Isso tem muito a ver com o nível do seu comprometimento financeiro e o histórico do seu gasto e poder de compra. Por isso, evite ter contas ativas, quite as dívidas do seu cartão de crédito, pesquise outras pendências econômicas e mantenha seu nome limpo. Essa liquidez dirá muito sobre seu comportamento financeiro e a segurança que o banco terá ao te liberar esse crédito.

Foco

Muitas pessoas não conseguem concretizar o sonho da casa própria pois se perdem no objetivo maior diante dos obstáculos que se apresentam no caminho. Em vez de ficarem nas vantagens e benefícios de todo esse esforço, elas se concentram nas dificuldades e empecilhos que se apresentam e modificam seu estilo de vida. Lembre-se que nada vem de forma fácil e todo grande objetivo a ser alcançado necessita de sacrifícios. Portanto, não desanime diante dos caprichos que você terá de abdicar em prol da economia de dinheiro. Adiar a troca do carro, as saídas do fim de semana, a viagem de férias, a festa de aniversário do filho, os pedidos de comida delivery quando estiver com preguiça de cozinhar e outras futilidades que nos fazem bem, mas que somadas, representam um gasto desnecessário e alto no fim do mês. Foque em tudo de bom que essa determinação te proporcionará.

Feirões

Conhece os feirões da casa própria e os leilões de imóveis? Se não, procure se informar pois eles são oportunidades valiosas para quem pretende pagar barato na hora de comprar imóveis em Brasília. A chance de obter imóveis por um preço abaixo do praticado no mercado é real pós neles são apresentados com condições especiais de pagamento para quem pode dar um valor maior a vista, seja por meio de saldão de apartamentos da Caixa ou leiloando imóveis de pessoas que devolveram os bens pois não conseguiram arcar com a dívida ou que sejam resultados de ações judiciais. Portanto, se você tem um bom valor que investiria na entrada do imóvel, essa é a chance de negociar, pois quanto mais dinheiro você tiver a mão, maior será seu potencial de negociação. Não tenha medo de arriscar se você perceber que o imóvel atende as suas necessidades.

Documentação

Pesquise toda a documentação geralmente utilizada nas transações imobiliárias para você ganhar tempo. Mesmo que não tenha escolhido o imóvel ideal ainda, fique por dentro de tudo que é obrigatório para o fechamento de um contrato, os passos do processo do registro de um imóvel, os documentos pessoais exigidos no contrato, os documentos do imóvel e da construtora/imobiliária/pessoa física e os detalhes e pontos para a assinatura do contrato de compra e venda, o caminho para liberação do financiamento imobiliário, as etapas para definição do imóvel e as condições necessárias para o fechamento de uma negociação legítima e dentro da lei. Tudo isso é importante para que você ganhe tempo na hora que aparecer o imóvel dos sonhos.

Seja realista

Aqui vamos considerar que cometemos o erro de romantizar e idealizar a casa própria, mas o imóvel perfeito não existe. Seja realista na hora da escolha do imóvel que mais se enquadra as suas expectativas e necessidades dentro do seu estilo de consumo e das suas condições de aquisição, principalmente as financeiras. Você precisa ter em mente as características e especificações do imóvel que buscamos e que não abrimos mão, mas precisamos saber das qualidades que podemos abdicar para não perder uma boa oportunidade, caso não tenha um poder de compra alto. A localização não era exatamente o que eu buscava, o prédio não dispunha de duas vagas de garagem, o sol não batia em todo o apartamento, as casas na região que eu queria eram de padrão menor, as janelas não eram tão grandes, o andar não era tão alto quanto eu queria e a planta não aproveitava tão bem o espaço. Mas tudo bem, o imóvel ideal só existe na nossa cabeça mesmo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
15 × 21 =