Fruto da parceria de duas secretarias do GDF, projeto contempla estudantes da rede pública e toda a comunidade

“Esse programa faz parte da história esportiva da cidade, e, desde o ano passado, estamos trabalhando incansavelmente para retomá-lo com mais opções, seguindo nosso modelo de democratização do esporte em todo o DF”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer

Professores de educação física da Secretaria de Educação (SEE) ministrarão as atividades do programa Escola de Esporte, criado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). A Portaria Conjunta nº 01, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quarta-feira (24), prevê que o comitê gestor, formado por integrantes de ambas as pastas, será responsável pela gestão operacional dessa parceria.

A possibilidade de praticar uma atividade física, desde a iniciação, passando pelo desenvolvimento e podendo alcançar níveis de alta performance, é a missão do programa, que promove o acesso de alunos da rede pública do DF ao universo esportivo. A comunidade também pode se inscrever nas vagas remanescentes.

O processo seletivo dos professores, elaborado com base na minuta do edital, será direcionado especificamente aos servidores da carreira de magistério público do DF, com formação em educação física e, preferencialmente, com habilitação nas modalidades pretendidas pelo projeto. A SEL apresentou o plano de trabalho, definindo a estrutura organizacional para o desenvolvimento das atividades e aprovado pela SEE.

Calendário escolar

“O esporte é fundamental no processo de ensino e aprendizagem”Leandro Cruz, secretário de Educação

Entre as designações atribuídas à SEL estão a execução, a coordenação e o acompanhamento das atividades da Escola de Esporte e de seu cronograma, que deve acompanhar o calendário escolar anual da rede pública de ensino do DF. Dividida entre modalidades secas e aquáticas, a Escola de Esporte continuará no Complexo Aquático Claudio Coutinho, além de também ter atividades desenvolvidas no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. O processo de renovação de inscrições já foi iniciado no site da SEL.

“Esse programa faz parte da história esportiva da cidade, e, desde o ano passado, estamos trabalhando incansavelmente para retomá-lo de uma forma mais revitalizada e com mais opções, seguindo nosso modelo de democratização do esporte em todo o DF”, destaca a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

Já a SEE disponibilizará 26 professores de educação física e quatro coordenadores pedagógicos integrantes do quadro efetivo. Selecionados por meio do processo seletivo, esses profissionais deverão cumprir 40 horas semanais cada. O trabalho dos professores será distribuído em 15 horas de coordenação pedagógica e 25 horas de atividades de regência. A pasta se responsabilizará por possíveis substituições em casos de aposentadorias. A parceria segue até o final do ano letivo de 2022.

“O esporte é fundamental no processo de ensino e aprendizagem”, avalia o secretário de Educação, Leandro Cruz. “Além disso, é mais uma forma de incentivar os estudantes que têm vocação a seguirem em frente ou até a descobrirem essa vocação no próprio ambiente escolar. É uma forma também de dar oportunidade de atividades diversificadas a nossas crianças e jovens. A parceria com a Secretaria de Esporte vem agregar ao trabalho que estamos desenvolvendo na [Secretaria de] Educação.”

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer

Fonte: Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
17 + 22 =