É muito prazeroso adentrar para trilhar no cerrado e se deparar com os majestosos IPÊS

As florações começam no período seco e principalmente na região centro-oeste e nordeste, e nesse período ocorre um dos eventos mais belos da natureza brasileira, árvore símbolo do Cerrado. Essas árvores têm diferentes cores: amarelo, branco, rosa, roxo (variações do rosa) e o verde.

Com a queda da umidade, as copas tomam a paisagem e fazem refletir aqueles que encaram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom.

Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões:

· Junho e julho: IPÊ-ROXO

· Julho e agosto: IPÊ-AMARELO

· Fim de agosto: IPÊ-ROSA

· Setembro: IPÊ-VERDE, IPÊ-BRANCO e IPÊ-AMARELO

Vale lembrar que nem sempre a florada segue exatamente estas datas, pois a influência do clima é determinante para o fenômeno.

As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do AMARELO, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do ROXO, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período produzem frutos, que quando maduras liberam sementes.

IPÊ AMARELO – FOTO: Junim 10B

Outra curiosidade é que essa espécie atinge sua idade adulta com 100 ANOS e sua longevidade é comparada com a do JEQUITIBÁ.

Por: Junim 10b Programa Na Trilha Certa

Fotos: Junim 10b

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
3 − 3 =