GDF cria Comitê que vai acompanhar Sistema Distrital de Trilhas

Foi criado, dia 07/06, o Comitê Técnico do Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas (Caminhos do Planalto Central) como previsto pela Lei 6.892/2021. A portaria foi assinada pelo Secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Gutemberg Gomes (Guto) numa cerimônia no Palácio do Buriti.
No Buriti estiveram presentes, Comissões de Defesa de Meio Ambiente, grupos de trilheiros, o Fórum de Defesa das Águas, profissionais do ecoturismo, gestores do ICMBio, movimentos de defesa dos parques do Recanto, Serrinha, Ezechias Heringer, Pioneiros, das Águas Emendadas e outros, reunidos para mostrar a importância das trilhas ecológicas.

Trilheiros de Brasília após a solenidade no Palácio do Buriti

Para Gutemberg Gomes, a criação do é de extrema importância para a cidade. “Aqui em Brasília as pessoas gostam de natureza, se encantam com as deslumbrantes paisagens do cerrado, dos rios, do lago, e os trilheiros são os guardiões, por amor, destes cenários, e devido a esta paixão se empenham em caminhadas e passeios no meio da natureza. A assinatura da portaria do Comitê Gestor Consultivo de Trilhas do Distrito Federal é fundamental para esta ação”.

Foto: Junim 10B – Na Trilha Certa

O movimento em defesa do CPC foi representado na cerimônia pelo caminhante Edgar Fagundes, que acompanhou todo o processo de criação da lei até a publicação dessa portaria.
A criação do comitê é mais uma grande conquista.
Passo importante na consolidação de uma política pública de apoio à criação de trilhas ecológicas no Distrito Federal. Exemplo para todo o país.
Nas próximas semanas, a Sema publicará outra portaria com a indicação dos integrantes do Comitê.

Texto: Dalton Franklin – CPC Caminhos do Planalto Central

Por: Junim 10B – Na Trilha Certa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui