Construída com investimento de R$ 33,5 milhões, obra eliminou engarrafamentos e aumentou a segurança para quem trafega pela região leste do DF. Dados do DER comprovam eficácia do elevado no tempo de deslocamento dos motoristas
A inauguração do viaduto do Jardim Botânico, em novembro passado, resultou em economia de tempo para a população. Construído pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com investimento de R$ 33,5 milhões, o elevado eliminou os frequentes engarrafamentos registrados na região, beneficiando cerca de 50 mil motoristas diariamente. São impactados condutores da cidade e de outras regiões da parte leste da capital federal, como São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC.
Dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) confirmaram o impacto positivo da obra, com aumento significativo na velocidade dos veículos antes e após a entrega. No dia 5 de novembro, a velocidade média no horário de pico da manhã era de 10,7 km. Oito dias depois, em 13 de novembro, a velocidade média no mesmo horário saltou para 55 km/h, cinco vezes maior do que o primeiro valor. Já no horário de pico noturno, foram registradas duas variações principais: de 23 km/h a 55 km/h e de 13 km/h para 28 km/h.
Esse investimento em infraestrutura, que impacta diretamente no cotidiano do cidadão, é uma das ações e obras que a Agência Brasília mostra na série de reportagensEsta é a Nossa História, que viajará pelo Distrito Federal para conhecer como os projetos deste GDF mudaram a realidade de pessoas e comunidades inteiras nestes últimos seis anos.
O viaduto impacta de forma positiva a vida de condutores da cidade e de outras regiões da parte leste do DF, como São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
“O tempo de percurso também foi afetado. Verificamos que no dia 5 de novembro o motorista levou seis minutos para se deslocar em trecho de 2 km, enquanto no dia 13 o mesmo trajeto foi feito em três minutos. É uma economia substancial que gera mais qualidade de vida para as pessoas”, esclarece o superintendente de Trânsito do DER-DF, Elcy Ozório dos Santos.
Com base em informações levantadas diariamente, o DER-DF aplicou medidas complementares para agregar ainda mais no trânsito da região. Houve alteração na programação semafórica em horários de alta circulação de veículos para reduzir o tempo de parada, além de inserção de linha verde, em que os dispositivos permanecem abertos no mesmo momento. Assim, o vínculo pode cruzar o trecho sem interrupção. Outro destaque é a liberação de uma faixa de rolamento na via entre o viaduto e a via de acesso à São Sebastião.
Para a empresária Gabriela do Nascimento, 36 anos, a melhora no deslocamento aumenta a qualidade de vida da comunidade. Antes da obra, ela gastava mais de uma hora no trajeto entre a casa, próximo à DF-140, na altura do Condomínio Residencial Mônaco, até o trabalho, que fica a 700 metros do novo elevado. “Se eu saísse de casa depois das 6h, não conseguia chegar no estúdio às 7h. Ou seja, são 10 km, praticamente, e eu gastava mais de uma hora. Graças ao viaduto, hoje gasto 15 minutos, no máximo, em horário de pico”, exemplifica.
O servidor público Christian Govastki, 51, conta que, antes da inauguração do viaduto, precisava montar estratégias para cumprir os compromissos do dia pontualmente
Gabriela, proprietária e professora de um estúdio de exercício físico, relata que até os horários das aulas tiveram que ser modificados devido aos engarrafamentos diários. “Tive que abrir turmas às 5h, porque as alunas da 6h estavam tendo dificuldade para chegar no horário, treinar e voltar para casa a tempo para o trabalho. Fez diferença para todo mundo”, conta ela, que mora na cidade há mais de duas décadas.
O servidor público Christian Govastki, 51, conta que, antes da inauguração do viaduto, precisava montar estratégias para cumprir os compromissos do dia pontualmente. “Tinha que decidir que horas ia para casa para tentar evitar o engarrafamento. Quando meu caçula estava na creche, era um desespero na hora de buscar. Brincava com meu mais velho de que era rali: ele ia olhando o aplicativo, vendo qual caminho mais fácil, e eu ia cortando pelo Lago Sul, tudo para tentar chegar na creche sem atraso”, comenta.
Christian enfatiza que as ações complementares ao elevado também surtiram efeito na experiência da comunidade. “A liberação da terceira faixa até o balão de São Sebastião também ajudou muito”, pontua ele, que chegou ao Jardim Botânico em 1996, oito anos antes do reconhecimento da área como região administrativa. “O trânsito melhorou muito por aqui, ganhamos tempo, mesmo fora do horário de pico dá para perceber que ficou muito melhor.”
Para a empresária Gabriela do Nascimento, 36 anos, a melhora no deslocamento aumenta a qualidade de vida da comunidade
Mais qualidade de vida
Demanda antiga, a construção de um viaduto na área do balão da antiga Esaf surgiu diante do crescimento contínuo da cidade. Dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) mostram que, entre 2018 e 2021, o número de residentes do local praticamente dobrou, passando de 26.449 para 53.045 habitantes em apenas três anos.
“O viaduto do Jardim Botânico foi uma obra esperada há mais de 20 anos pela população. Um grande marco do Governo Ibaneis Rocha que trouxe qualidade de vida para os usuários do transporte público e motoristas que têm a oportunidade de gastar menos tempo no trânsito”, observa o administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso.
Antes da construção do complexo viário, o tráfego era guiado por uma rotatória em nível, que já não comportava mais a demanda de veículos, gerando constantes congestionamentos. Para solucionar esse problema, foi construída uma estrutura em trincheira, com profundidade de cerca de sete metros e extensão de aproximadamente um quilômetro e meio, além de duas alças de retorno. O condutor que estiver indo ou voltando da Ponte JK passa pelo nível inferior, enquanto quem deseja ir para o Lago Sul utiliza a parte de cima.
As obras do viaduto do Jardim Botânico foram executadas por uma empresa contratada pelo DER-DF com recursos provenientes dos convênios com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e financiamento junto ao Banco do Brasil. Foram gerados 300 empregos diretos e outros 100 indiretos.
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