Iniciativa segue até domingo com exibições de filmes, bate-papos e saraus; Vila Telebrasília é o próximo destino do projeto

No fim de tarde da última quarta-feira (7), Ceilândia viveu uma cena digna das grandes telas: cadeiras ocupadas, pipoca no ar e um telão de 10 metros por 6 metros anunciando a estreia do Cinema Inflável no Distrito Federal. O evento, gratuito e ao ar livre, segue até domingo (11), sempre a partir das 17h30, ao lado da Paróquia Santíssima Trindade, na QNN 27, Lote A.

Logo no primeiro dia, o público foi cativado com a exibição do longa “Pantera Negra” e do curta-metragem “Cine Lara”. A programação continua ao longo da semana com títulos como “Saneamento Básico, o Filme”, “Nosso Sonho”, “Milton Bituca Nascimento” e “Viva, a Vida É Uma Festa”, além de rodas de conversa e saraus em espaços parceiros como a Casa Akotirene, Cio das Artes e Jovem de Expressão.

“Temos filmes para todos os gostos, desde sucessos de bilheteria até produções nacionais emocionantes”, destaca Renato Byington, diretor-geral do projeto. “É uma experiência gratuita e acolhedora, feita para toda a família.”

Com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) e organização da Secretaria de Governo (Segov), o Cinema Inflável foi pensado para democratizar o acesso à cultura, priorizando regiões com menor oferta de salas de exibição. A estrutura itinerante passará por sete regiões administrativas do DF e cinco cidades de Goiás, com sessões para até 800 pessoas.

“Ceilândia foi escolhida por ser a cidade mais populosa do DF e, atualmente, sem cinema em funcionamento”, explica o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo. As próximas paradas incluem Vila Telebrasília, Recanto das Emas, Estrutural, Planaltina, Santa Maria e Paranoá.

Para muitos moradores, o projeto representa uma estreia não só de filme, mas de vivência cultural. “É um filme sobre representatividade e luta”, diz Ícaro Felipe, 12 anos, após assistir novamente “Pantera Negra”. A estudante Ellen Cristina, 19, reforça: “Muita gente nunca teve a chance de ir ao cinema. É uma oportunidade única.”

Além da exibição dos filmes, a programação contempla atrações locais e bate-papos com artistas da comunidade, fortalecendo o vínculo entre cultura e território. O encerramento das atividades em Ceilândia contará com a exibição do documentário sobre Milton Nascimento e apresentação do DJ J4K3, promovida pelo projeto Jovem de Expressão.

O Cinema Inflável, idealizado em 2013, já percorreu diversas cidades brasileiras e agora chega ao DF como parte da contrapartida do festival Open Air Brasil, que acontece no Pontão do Lago Sul entre 3 e 15 de junho.

De: Redação/ Fonte: Agência Brasília / Foto: Joel Rodrigues

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui