Feira amplia atrações com o Aitec, promove inclusão de pequenos produtores e espera recorde de público

A 16ª edição da AgroBrasília, maior feira de agronegócio do Planalto Central, será realizada entre os dias 20 e 24 deste mês no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (PAD-DF). Com o tema “Agro para Todos”, o evento reforça o compromisso com a inovação e a inclusão de produtores de todos os portes, e apresenta como grande novidade o Ambiente de Inovação e Tecnologia (Aitec).

Com 1,2 mil m², o Aitec abrigará a Vila Startups, arenas de drones, painéis sobre desafios globais — como o aumento da demanda alimentar e as mudanças climáticas — e diversas palestras. A feira é promovida pela Coopa-DF e conta com apoio da Seagri-DF, Emater-DF e Ceasa-DF.

Segundo José Guilherme Brenner, presidente da AgroBrasília e da Coopa-DF, a expectativa é ultrapassar os 170 mil visitantes de 2024 e atingir um novo recorde de expositores: cerca de 600 empresas. “A ideia é que o produtor conheça inovações e escolha soluções ideais para seu negócio, aumentando a produtividade e a sustentabilidade no campo”, afirma.

A feira também reserva atenção especial à agricultura familiar, com uma área de 20.700 m² coordenada pela Emater-DF. Dez circuitos técnicos abordarão temas como bioinsumos, mecanização, floricultura, irrigação automatizada e comercialização de panificados e artesanatos. O espaço ainda abriga iniciativas sociais como os programas Empreender e Inovar.

Outra novidade desta edição será o lançamento da Rota do Queijo Artesanal no DF, além do aguardado registro provisório para o produto — uma conquista histórica para os produtores de leite.

A produtora rural Lucimar Ferreira dos Santos, do Assentamento Patrícia Aparecida (Paranoá), ilustra os frutos desse apoio. Ela cultiva hortaliças, frutas e, com suporte técnico da Emater-DF, iniciou a produção de mel. “A AgroBrasília abre portas. Hoje, vivo da renda da produção e da tecnologia que chegou até nós com essa parceria”, afirma.

Com transporte e alimentação garantidos para mais de 1.500 pequenos produtores, a expectativa é repetir a média anual de 3,5 mil agricultores familiares presentes. Para a extensionista Yokowama Odaguiri Cabral, a participação em eventos como esse impulsiona o empreendedorismo rural: “Eles aprendem novas técnicas e ganham espaço para comercializar, gerando renda e crescimento”.

De: Redação / Fonte: Agência Brasília / Fotos: Paulo H. Carvalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui