Encontro promoveu palestras, oficinas e práticas integrativas para fortalecer a saúde e combater a violência doméstica

Com foco na prevenção da violência doméstica e no fortalecimento da saúde física e emocional, o projeto Brasília em Equilíbrio – Fortalecendo Mente e Corpo reuniu mais de mil pessoas neste domingo (28), no Parque Olhos d’Água. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e integra uma série de ações voltadas ao bem-estar e empoderamento da população, especialmente das mulheres.

Durante o evento, o público participou de atividades como workshops temáticos, palestras, práticas de Tai Chi Chuan, oficinas de arranjos florais e exposições de produtos artesanais. A atmosfera acolhedora e educativa do projeto chamou a atenção de participantes como Gracielle Félix Reis, moradora de Vicente Pires. “É uma oportunidade única de cuidar da minha saúde mental e física, além de aprender mais sobre como lidar com situações desafiadoras. Me sinto mais forte e conectada com a comunidade”, destacou.

A exposição do Projeto Banco de Talentos foi um dos destaques, apresentando produtos como amigurumis, panos de prato, bordados e itens de decoração — todos criados por mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Programa Direito Delas. A comercialização dos produtos artesanais promove geração de renda e valorização do talento feminino.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o evento representa mais do que bem-estar. “Cada atividade tem o potencial de transformar vidas, fortalecer laços e empoderar nossa comunidade. É um momento de reconexão com o próprio bem-estar”, afirmou.

A ação é viabilizada por um investimento de R$ 500 mil, fruto de emenda parlamentar do deputado distrital Thiago Manzoni, e tem execução em parceria com a Organização da Sociedade Civil Vem Ser. A programação segue até o dia 28 de maio de 2025, com novas edições aos domingos.

A próxima atividade está marcada para o domingo (4), no Parque Jardim Botânico, com abertura dos portões às 8h. Entre as atrações, estão o workshop “Trilha do Cerrado”, com Edeon Vaz, e a palestra “Os diversos lutos: construindo um novo futuro”, com a médica hematologista Laura Ferraz.

De: Redação / Fonte: Agência Brasília / Foto: Divulgação/Sejus-DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui