Lançada pela Secretaria de Justiça e Cidadania, ‘Uma Pegada de Solidariedade’ vai disponibilizar pontos de coleta para doação de tênis
Distribuir materiais de prática esportiva a quem não tem condições de comprá-los é a missão da campanha Uma Pegada de Solidariedade, lançada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) nesta terça-feira (6). A iniciativa vai arrecadar materiais doados pela população e repassá-los a crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Endossando a ação que vai até outubro, a vice-governadora Celina Leão afirma que o esporte não é apenas uma forma de lazer, pois tem o potencial de transformar vidas de maneira significativa.
“O esporte ensina disciplina, trabalho em equipe e resiliência, qualidades que são essenciais para enfrentar os desafios da vida”
Celina Leão, vice-governadora
“Quando incentivamos a prática esportiva, estamos promovendo não só a saúde física, mas também o bem-estar mental e social. O esporte ensina disciplina, trabalho em equipe e resiliência, qualidades que são essenciais para enfrentar os desafios da vida. Essa campanha é uma oportunidade para todos nós contribuirmos para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, em que cada indivíduo tem a chance de alcançar o pleno potencial. A campanha da Sejus tem o poder de mobilizar a população e abrir novos horizontes, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade”, declara.
À frente da ação, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, frisa que a campanha é inédita, sendo a primeira que arrecada tênis de práticas esportivas para pessoas em vulnerabilidade social. Ao citar outros programas que fazem parte da Secretaria de Justiça, como o Viver 60+, o CEU das Artes e a Praça dos Direitos, ela recorda que em diversos eventos percebeu que muitas pessoas não tinham calçados apropriados para caminhadas ou práticas esportivas.
Marcela Passamani: “Um tênis em bom estado pode transformar a vida de alguém aqui no Distrito Federal” | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília
“Quantas crianças não podem participar de um jogo de futebol porque não têm uma chuteira? Agora é a nossa hora de contribuir numa solidariedade conjunta e poder proporcionar a essas pessoas a oportunidade de viver o esporte, que faz tão bem para a mente e para o corpo e que pode trazer uma oportunidade inesquecível para esses jovens que estão iniciando. A nossa medalhista olímpica, Rebeca Andrade, também começou com um projeto social aos 4 anos de idade em Guarulhos. Um tênis em bom estado pode transformar a vida de alguém aqui no Distrito Federal”, acentua.
A secretária reforça que para o tênis doado servir para atividades físicas é importante que esteja em bom estado de conservação. Todas as numerações são aceitas e, na hora da doação, é recomendado amarrar o par de tênis pelo cadarço. Um inventário será feito junto aos parceiros da campanha com de cada tipo de calçado no portal de transparência.
A destinação se dará inicialmente às cinco mil crianças e adolescentes que estão no CEU das Artes, aos quase mil idosos vinculados ao programa Viver 60+ e outros espaços de assistência social do DF como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Pontos de arrecadação
Maria Victória Salomão elogia o timing da realização da campanha em período de olimpíada
Os pontos de arrecadação da campanha estão espalhados em diversos locais de Brasília. Há caixas de doação no Centro Comercial Gilberto Salomão, localizado no Lago Sul, e também em lojas esportivas como a Free Corner, que é a principal parceira da campanha, além das lojas Decathlon. Redes de academias também estão participando da ação, entre elas a Bodytech, HitHaus, Acuas Fitness, O2 Academia, a Fit One do Cruzeiro e a Velocity do Lago Sul. Participam também o Venâncio Shopping e as faculdades Uniceplac e Ceub, com as unidades de Taguatinga e da Asa Norte.
“Muita gente tem um par de tênis em casa que não usa mais, então com certeza pode estar fazendo essa doação e ajudar quem precisa. Temos oito lojas espalhadas em Brasília. Poder ajudar nessa campanha é uma satisfação incrível e contamos com os nossos clientes para que possam vir participar”, ressalta o diretor comercial das lojas Free Corner, Leandro Alessandri.
A superintendente do Gilberto Salomão, Maria Victória Salomão, destaca que uma academia aberta recentemente no local também servirá de ponto de coleta. “Está tudo convergindo. Acho que esse novo público vai desejar contribuir com a campanha. O timing foi muito legal, puxando esse período olímpico. O esporte não é só importante, é essencial e mudou minha vida em termos de qualidade de vida e disciplina. Dar a possibilidade para as pessoas de fazerem isso com mais qualidade é muito bacana”, observa.
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