Artefato de 1500 faz parte de peregrinação em comemoração aos 525 anos da primeira celebração católica no país e poderá ser visto na Catedral de Brasília

As celebrações pelo aniversário de 65 anos de Brasília ganham um símbolo marcante da fé e da história do Brasil. A cruz utilizada na primeira missa celebrada no país, em 1500, estará na capital federal nos dias 21 e 22 de abril como parte da peregrinação comemorativa dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil.

O artefato histórico, que pertence à Sé de Braga — a mais antiga igreja da Península Ibérica — e normalmente permanece em exposição em Portugal, será apresentado ao público brasiliense em dois momentos especiais. Na segunda-feira (21), data do aniversário da capital, a cruz participará da missa solene na Catedral Metropolitana de Brasília, às 10h, presidida pelo arcebispo cardeal Paulo Cezar Costa. Após a celebração, o objeto ficará exposto na própria Catedral para visitação.

Na terça-feira (22), a cruz será levada à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) às 8h. Às 9h, haverá uma sessão solene no Congresso Nacional, com o lançamento do selo comemorativo dos 525 anos da celebração católica em solo brasileiro. No mesmo dia, ao meio-dia, o cardeal celebrará uma nova missa na Catedral, desta vez com a participação da frente parlamentar católica. Em seguida, o artefato parte rumo a Belém (PA).

“Essa cruz está no lugar certo, na hora certa e na celebração certa. Brasília representa muito da fé e da diversidade do nosso povo”, destacou Kildare Meira, subsecretário de Assuntos Constitucionais do DF. Ele ressaltou ainda que a cidade simboliza a união da fé com a construção da identidade nacional.

O arcebispo Paulo Cezar Costa também enfatizou o valor simbólico do momento: “Essa cruz peregrina relembra que a fé esteve presente desde os primeiros passos do Brasil como nação. É um tempo de memória, de espiritualidade e de cultura”.

A peregrinação faz parte do projeto “Brasil com Fé – 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”. Antes de Brasília, a cruz passou por cidades portuguesas como Fátima, Lisboa e Braga, e iniciou sua jornada em território brasileiro por São Paulo, visitando também Aparecida, Cachoeira Paulista, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Maricá. Após a capital federal, seguirá para Salvador e, em 26 de abril, chegará a Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (BA), locais históricos da chegada dos portugueses ao Brasil.

De: Redação / Fonte: Agência Brasília / Foto: CNBB/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui