
O maior holofote entre as novidades fica para a iniciativa de Assistência de Segurança para Adolescentes. Os dois primeiros recursos que chegarão com ela são os alertas para remetentes (quem envia a mensagem) e os filtros de conteúdo sensível.
O primeiro fará com que alertas sejam enviados quando um usuário receber mensagens diretas (DMs) de um novo contato pela primeira vez. Dicas de segurança e a possibilidade de bloqueio do remetente serão fornecidas a partir desse ponto, caso o Discord analise que seja necessário.
Já o segundo é focado mídias. Um filtro automático será aplicado a fotos e vídeos que sejam classificados como sensíveis, tanto em conversas privadas quanto em grupos e servidores. As imagens poderão receber apenas um desfoque inicial ou serem completamente apagadas antes mesmo de chegarem aos destinatários.

O Discord também está implementando um novo Sistema de Alertas, que pretende oferecer explicações detalhadas e mais claras para usuários que violarem as políticas da plataforma. Segundo Savannah Badalich, diretora sênior de políticas do Discord, se uma pessoa souber exatamente como desrespeitou as regras, ela terá a chance de refletir e mudar o seu comportamento — o que é muito importante, principalmente, para os jovens que utilizam o serviço de comunicação.
Quando uma infração for identificada, a pessoa receberá uma mensagem direta do próprio Discord e, a partir dela, terá acesso a uma página com os detalhes sobre a publicação feita, o motivo para ela ser considerada uma violação e as consequências que impactarão a conta. Os tipos de alertas serão baseados no nível de gravidade das infrações.

Experiência mobile melhorada
Partindo para o ambiente mobile, Peter Sellis, vice-presidente sênior de produtos do Discord, explicou que o objetivo principal é entregar a sensação de uma experiência nativa em celulares e tablets. Para isso, por exemplo, a empresa investiu em melhorias na estabilidade e velocidade de inicialização do app. De acordo com o executivo, usuários devem perceber maior rapidez tanto no Android (55%) quanto no iOS (43%).
Sobre ferramentas, o Remix estará disponível para todos, no aplicativo mobile do Discord, ainda esta semana. Com ele, usuários poderão editar, cortar e desenhar sobre imagens diretamente pelo app. O recurso poderá ser usado tanto em arquivos compartilhados quanto em fotos que a própria pessoa carrega.
Os sistemas de mensagens por voz e de upload de imagens também foram simplificados, ganhando um funcionamento mais adaptado ao formato de smartphones e semelhantes. As imagens ganham um feed organizado, que o usuário poderá deslizar sem perder o contexto da mensagem. Já para gravar áudios, basta manter um ícone, ao lado do menu de emojis, pressionado.

O Discord ainda promete melhorias na mecânica de buscas do aplicativo mobile e uma aba de notificações repaginada. Os temas para a interface também serão atualizados — com um modo noturno ainda mais escuro, por exemplo.
Nova loja Nitro
Por fim, os assinantes Nitro ganharão uma nova loja. Nela, estarão disponíveis variados efeitos sonoros, animações e decorações para fotos, que permitirão personalizar o perfil de usuário de maneiras mais amplas e criativas.
A nova loja Nitro também oferecerá diferentes opções de ícone para o Discord, que poderão ser alterados tanto no aplicativo mobile quanto no desktop.

Os novos sistemas de segurança do Discord, tanto os alertas de violação de políticas quanto os primeiros recursos da Assistência de Segurança para Adolescentes, começarão a ser disponibilizados para todos os usuários nas próximas semanas. Mais novidades relacionadas a iniciativa de proteção da plataforma estão prometidas para 2024.
De: Redação / Fonte: Jovemnerd