Edição especial promove leitura, educação ambiental e cidadania no Complexo Cultural da República, de 30 de maio a 8 de junho
De 30 de maio a 8 de junho, o Complexo Cultural da República, no centro de Brasília, será transformado em um espaço de convivência, conhecimento e consciência ambiental com a realização da Feira do Livro de Brasília – Edição Especial: Meio Ambiente e Sustentabilidade. A proposta desta edição é unir literatura, educação ambiental e mobilização cidadã em uma programação gratuita voltada para todas as idades.
Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente do DF (Sema-DF), em parceria com a Câmara do Livro do Distrito Federal, a feira conta com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). A ação integra a Semana do Meio Ambiente e busca valorizar o Cerrado e fomentar uma cultura de leitura alinhada à responsabilidade socioambiental.
“A Feira do Livro de Brasília é uma celebração do conhecimento, da natureza e da cidadania. Conectar literatura e educação ambiental é uma forma poderosa de inspirar novas gerações”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.
Para a governadora em exercício, Celina Leão, “a educação e o meio ambiente caminham juntos quando pensamos no futuro do nosso país”.
🌱 Cidade da Leitura e Sustentabilidade Ambiental
Um dos principais atrativos do evento será a Cidade da Leitura e da Sustentabilidade Ambiental: um espaço cenográfico, artístico e educativo que proporcionará experiências literárias e ambientais de forma interativa e inclusiva. O local contará com contação de histórias, oficinas temáticas e atividades lúdicas que destacam a importância da preservação do Cerrado e da consciência ecológica.
🎓 Acesso à leitura e inclusão escolar
Mais de 6 mil estudantes da rede pública participarão da feira com transporte gratuito, kits lanche e mediação pedagógica. Ao todo, serão 172 ônibus escolares mobilizados, em uma iniciativa inédita que garante o direito à leitura e ao acesso à cultura como instrumentos de transformação social e ambiental.
📚 Valorização da produção local
Com uma estrutura sustentável e acessível, a feira dará destaque à produção de autores, editoras e expositores locais. Serão mais de 30 estandes dedicados à literatura independente, com venda de livros e atividades que estimulam a economia criativa e a diversidade editorial.
📲 Comunicação multiplataforma
A cobertura será feita por meio de redes sociais, conteúdos audiovisuais originais e influenciadores dos campos da literatura, educação e sustentabilidade, ampliando o alcance do evento e o engajamento da comunidade.
📅 Serviço
📍 Local: Complexo Cultural da República – Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)
📆 Data: De 30 de maio a 8 de junho de 2024
🎫 Entrada gratuita
🌿 Tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade
👥 Público-alvo: estudantes, educadores, famílias, autores, artistas e toda a comunidade
De: Redação / Fonte: Agência Brasília / Foto: Divulgação/Sema-DF