Medida integra a abertura das comemorações pelos 65 anos de Brasília e foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (1º)
O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo no dia 17 de abril, uma quinta-feira, para os órgãos da administração pública direta e indireta. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 47.035/2025, publicado no Diário Oficial do DF (DODF) nesta terça-feira (1º), e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de 65 anos de Brasília.
Além do ponto facultativo, o governador Ibaneis Rocha autorizou gratuidade no transporte público — por meio do programa Vai de Graça — e o acesso livre ao Jardim Botânico de Brasília e ao Zoológico, através do programa Lazer Para Todos.
“As festividades do aniversário de Brasília terão início no dia 17, por isso estamos garantindo acesso gratuito ao transporte público e a dois importantes espaços de lazer da cidade. Essa é uma forma de permitir que as famílias celebrem juntas, além de movimentar a economia local”, destacou Ibaneis Rocha.
A população poderá aproveitar o feriado prolongado para visitar gratuitamente o Zoológico, o Jardim Botânico e circular pela cidade com o transporte público, incluindo ônibus, metrô, BRT e linhas complementares.
No entanto, conforme o decreto, a medida não se aplica aos serviços essenciais, como:
-
Saúde
-
Segurança pública
-
Vigilância sanitária
-
Fiscalização tributária e de transporte
-
Comunicação oficial
-
Assistência social
-
Limpeza urbana
-
Fiscalização urbanística e do consumidor
-
Força-tarefa do decreto nº 43.054/2022
Esses setores deverão seguir orientações específicas de suas respectivas chefias.
A decisão integra a série de ações preparadas pelo GDF para valorizar a participação popular nas comemorações de aniversário da capital federal, incentivando o lazer acessível, a mobilidade gratuita e o aproveitamento dos espaços públicos.
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Fonte: Agência Brasília / De: Pedro Gomes