Atletas de Sobradinho são alunas do CID e contarão com o programa Compete Brasília para competir na Europa

Seis jovens ginastas do Distrito Federal embarcarão rumo à Bulgária no fim deste mês para representar o Brasil no Burgas International Acro Cup, um dos principais torneios de ginástica acrobática do mundo. As atletas integram o Centro de Iniciação Desportiva (CID) de Sobradinho e contarão com o apoio do Compete Brasília, programa do Governo do Distrito Federal que custeia passagens para atletas em competições nacionais e internacionais.

As representantes brasilienses são: Amanda Ferreira (9), Maitê Guimarães (12), Maria Luíza Landim (12), Maria Eduarda Lima (13), Milena Sales (15) e Bianca Fernandes (15). Elas competirão em trios, em duas categorias distintas, e estarão acompanhadas por duas treinadoras também beneficiadas pelo programa.

“É uma oportunidade única, num campeonato de grande importância. Estaremos ao lado de atletas que também buscam classificação para a Copa do Mundo de ginástica”, afirma a treinadora Márcia Janete Colognese, que ressalta o papel crucial do apoio financeiro do GDF para a concretização da viagem.

Superação e dedicação
As atletas enfrentam uma rotina intensa de treinos — quatro horas por dia, seis vezes por semana — alternando entre o Ginásio de Esportes de Sobradinho e o Centro de Treinamento de Brasília, no Parque da Cidade. Além dos exercícios físicos e coreografias, o cronograma inclui preparação psicológica e cuidados preventivos com a saúde.

“É preciso equilibrar tudo com os estudos, e nem todas moram perto. Muitas vêm de longe, pegam ônibus, enfrentam trânsito. O esforço que fazem mostra o quanto amam o esporte”, destaca Márcia.

Sonhos que cruzam fronteiras
Para Maria Luíza Landim, que já competiu internacionalmente na Colômbia, esta será a primeira experiência na Europa. “Estamos muito ansiosas, mas confiantes. Vamos fazer o nosso melhor para trazer medalhas para o Brasil”, diz.

Amanda Ferreira sonha alto: “Quero competir nas Olimpíadas e viajar o mundo como atleta”. Já Maitê Guimarães valoriza a união da equipe: “Confio muito no meu trio. Trabalhamos duro para chegar aqui”.

Compromisso com o esporte
Em 2024, o Compete Brasília já beneficiou 5.450 atletas com mais de R$ 7,3 milhões em investimentos, viabilizando 787 viagens nacionais, 403 internacionais e 144 por via terrestre. Para o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, “a ida das ginastas à Bulgária é exemplo do compromisso do GDF em valorizar e apoiar o esporte como caminho de transformação”.

 

CID: inclusão e oportunidade
O CID de ginástica acrobática de Sobradinho atende mais de 200 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. O projeto, criado em 2022, faz parte da rede dos Centros de Iniciação Desportiva da Secretaria de Educação e busca democratizar o acesso ao esporte entre alunos da rede pública.

Com turmas divididas por idade e nível técnico, o CID oferece formação esportiva e humana, promovendo disciplina, resiliência e espírito de equipe. “É a porta de entrada para o universo esportivo, onde sonhos começam a se tornar realidade”, afirma a gerente de Desportos da SEEDF, Iara Neves.

Para participar, basta estar matriculado na rede pública e procurar os professores responsáveis nas unidades. As inscrições são abertas duas vezes ao ano, conforme o calendário letivo.

De: Redação / Fonte: Agência Brasília / Fotos: Geovana Albuquerque

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui