Estudantes da rede pública do DF poderão participar de intercâmbio internacional com tudo pago; inscrições devem ser feitas nas escolas

O Governo do Distrito Federal (GDF) prorrogou até o dia 29 de maio as inscrições para o programa de intercâmbio Pontes para o Mundo, promovido pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF). A iniciativa oferece a estudantes do ensino médio regular e do ensino médio integrado ou concomitante à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a oportunidade de vivenciar experiências educacionais no exterior — com destino ao Reino Unido — totalmente custeadas pelo governo.

Para participar, o aluno deve estar cursando o 2º ano do ensino médio em escola pública do DF, ter entre 16 e 18 anos incompletos até o retorno ao Brasil, média mínima de seis em todas as disciplinas da 1ª série e frequência igual ou superior a 80% no ano letivo de 2024.

O processo de inscrição é dividido em duas fases. Na primeira, o interessado deve comparecer à secretaria da própria escola com a documentação exigida no edital, além do número de matrícula e um e-mail válido. Na segunda etapa, será realizada uma avaliação presencial para testar a proficiência do aluno na língua inglesa.

Apoio completo ao estudante

Os jovens selecionados ficarão hospedados com host families, famílias anfitriãs experientes em acolhimento de estudantes estrangeiros. Eles receberão uma ajuda de custo de 300 libras esterlinas mensais, além de um valor adicional de 300 libras antes do embarque, destinado à compra de itens pessoais, como roupas e malas. Todas as despesas da viagem, como passagens, visto, passaporte e seguro-saúde, serão integralmente pagas pelo GDF. Às famílias, caberá apenas levar o estudante ao aeroporto na ida e recebê-lo na volta.

O edital completo, com todas as etapas do cronograma e critérios de participação, está disponível no site da Secretaria de Educação (www.se.df.gov.br). Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail: [email protected]. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, com resposta em até dois dias úteis.

Formação e continuidade

A proposta do programa visa não apenas oferecer uma experiência internacional, mas também promover o protagonismo estudantil. Os participantes retornam ao Brasil no 3º ano do ensino médio e passam a atuar como embaixadores locais da iniciativa, incentivando colegas e participando de eventos de divulgação do projeto.

A exigência de idade mínima foi baseada na legislação do Reino Unido, com o objetivo de facilitar a documentação e os trâmites de permanência no país.

Com informações da Secretaria de Educação do DF.

De: Redação / Fonte: Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui