Evento gratuito celebra a cultura popular com atrações do DF, Pernambuco, Pará e Cuba nos dias 31 de maio e 1º de junho

Brasília será tomada por cores, tambores e tradições populares neste fim de semana. Nos dias 31 de maio (sábado) e 1º de junho (domingo), a Feira da Torre de TV recebe a 4ª edição da Mostra Cultura Candanga, um evento dedicado à preservação, difusão e celebração das culturas populares brasileiras — com entrada gratuita.

Realizada pela Associação Cultura Candanga em parceria com o Grupo Cultural Pé de Cerrado, a mostra conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF) e apresenta uma programação que conecta o público do Distrito Federal às raízes culturais do Norte e Nordeste do Brasil, além de trazer um toque internacional com músicos de Cuba.

Serão dois dias de apresentações musicais, cortejos, danças tradicionais e performances que envolvem desde o Coco de Toré indígena do povo Fulni-ô até o carimbó amazônico, passando pelo maracatu, samba de roda, forró rabecado, quadrilhas juninas e a vibrante música afrocubana.

Intercâmbio cultural de raiz

A Mostra propõe um diálogo entre artistas tradicionais e contemporâneos, de diferentes regiões, com o objetivo de formar público, educar pela arte e preservar manifestações culturais de base comunitária e ancestral.

Entre os convidados, estão mestres reconhecidos nacionalmente como Cláudio Rabeca, Mestre Zé do Pife, o grupo indígena Walê Fulni-ô, os paraenses Os Muleques do Carimbó com André Nascimento, e os cubanos do Sabor de Cuba — grupo formado por músicos com forte ligação com o icônico Buena Vista Social Club.

Do DF, a festa conta com coletivos e artistas que sustentam a cena de cultura popular local, como o Pé de Cerrado, Coco dos Encantados com Nãnan, Orquestra Alada Trovão da Mata, Baque Folha, Calango Careta, Sambadeiras de Roda e a histórica Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba, com mais de 30 anos de atuação em Samambaia.

Segundo Pablo Ravi, um dos curadores do festival, a mostra “é uma experiência de miscigenação e pertencimento que só Brasília consegue oferecer. É o nosso quadradinho revelando mestres, brinquedos, ritmos e saberes para quem nunca teve contato com essas expressões”.

Destaques da programação

📅 Sábado – 31 de maio
🔸 Calango Careta (DF) – Coletivo de circo, música e performance com 100 artistas em cena
🔸 Coco dos Encantados convida Nãnan (DF) – Samba de coco com identidade forte, conduzido por Lirys Catharina
🔸 Orquestra Alada Trovão da Mata (DF) – Cortejo performático inspirado no Mito do Calango Voador
🔸 Pé de Cerrado convida Walê Fulni-ô (PE) – Espetáculo de música e dança com indígenas Fulni-ô e ritmos brasileiros
🔸 Os Muleques do Carimbó com André Nascimento (PA) – Carimbó tradicional com dançarinos e músicas autorais da Amazônia

📅 Domingo – 1º de junho
🔸 Baque Folha (DF) – Maracatu de Baque Virado nascido no cerrado
🔸 Sambadeiras de Roda (DF) – Mulheres negras que resgatam o samba rural com força política e ancestralidade
🔸 Cortejo com Mestre Zé do Pife (PE) – Lenda viva da flauta artesanal nordestina retorna a Brasília
🔸 Cláudio Rabeca (PE) – Multinstrumentista que reinventou a rabeca nordestina com pitadas de rock e baião
🔸 Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba (DF) – Uma das quadrilhas mais tradicionais do DF, com 33 anos de história
🔸 Sabor de Cuba (Cuba/DF) – Salsa, rumba e son com músicos cubanos de peso, como Felix Valoy e Gumercindo Reyes

Para além do palco: ancestralidade e pertencimento

Os curadores Carla Landim e Pablo Ravi são estudiosos de manifestações afro-brasileiras e indígenas, e realizaram vivências em Pernambuco com o povo Fulni-ô e no Marajó, no Pará, de onde vêm algumas das atrações que compõem o festival.

“A mostra é também um ato de resistência, de formação e de celebração. Buscamos um encontro genuíno com a cultura brasileira que vive fora dos grandes palcos e que pulsa na comunidade, no terreiro, nas rodas, nos cortejos”, explica Carla.

Serviço – 4ª Mostra Cultura Candanga

📍 Local: Feira da Torre de TV – Brasília/DF
📅 Data: 31 de maio (sábado) e 1º de junho (domingo)
Horário: A partir das 16h
🎟️ Entrada: Gratuita
📲 Redes sociais: @culturacandangadf

De: Redação / Fonte: Aquitemdiversão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui