Cerimônia do Prêmio Engenho Mulher 2025, nesta segunda-feira (12), no Museu de Arte de Brasília, reconheceu três mulheres com impacto na sociedade do Distrito Federal

Em uma noite marcada por reconhecimento e representatividade, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, participou, nesta segunda-feira (12), da cerimônia de entrega do Prêmio Engenho Mulher 2025, realizada no Museu de Arte de Brasília (MAB). A premiação, organizada pela Engenho Comunicação, destacou três lideranças femininas negras que têm gerado impacto social transformador no DF.

As homenageadas deste ano foram: Gina Vieira, professora da rede pública e criadora do projeto “Mulheres Inspiradoras”; Joice Marques, líder comunitária e fundadora da Casa Akotirene, em Ceilândia Norte; e Rosane Garcia, jornalista e presidente da ação social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB).

Durante a solenidade, Celina Leão fez um apelo por mais igualdade e combate à violência contra as mulheres:

“Queremos uma nação onde não se mate mulheres, onde não se violente mulheres, onde não se estupre mulheres. Ainda não é a nação em que vivemos. Essas homenageadas nos ajudam a contar as histórias das mulheres do DF e mostrar que estamos no caminho certo.”

O júri da premiação foi composto por grandes nomes do jornalismo: Basília Rodrigues (CNN Brasil), Carmen Souza (Correio Braziliense), Claudia Meirelles (Metrópoles), Jane Godoy (influencer digital), Neila Medeiros (Record), Paola Lima (Agência Senado) e Raiane Sena (Globo).

A jornalista e organizadora do prêmio, Kátia Cubel, reforçou o valor do reconhecimento:

“Essas mulheres empreendem socialmente, realizam serviços voluntários e transformam os espaços em que atuam. O prêmio é uma forma de dizer: siga em frente, mude o mundo e inspire outras pessoas.”

Políticas públicas em destaque

A cerimônia também foi um momento de valorização das políticas de apoio às mulheres implementadas no DF. A capital conta hoje com dois Centros de Referência da Mulher Brasileira, localizados em São Sebastião e Recanto das Emas, além da Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, que oferece atendimento 24h.

Outras ações destacadas incluem:
Passe Livre: Transporte por Elas, que oferece gratuidade no transporte público para mulheres em situação de violência;
Campanha Absorva o Bem, voltada à dignidade menstrual;
Rede Sou + Mulher e programa Realize, com oficinas de capacitação e empreendedorismo;
Mulher no Campo, iniciativa que leva oportunidades para áreas rurais.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, também presente na premiação, ressaltou:

“Nosso trabalho vai além do combate à violência. É também promoção, visibilidade e empoderamento das mulheres, garantindo mais acesso, oportunidades e espaços de poder.”

De: Redação / Fonte: Agência Brasília / Fotos: Joel Rodrigues

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui