Clássico com Bruce Willis segue recebendo tributos em filmes, séries e animações, como Rick and Morty

Duro de Matar chegou às telonas em 1988 e mudou o cinema de ação para sempre. Uma frase dessas pode até parecer um exagero à primeira vista, mas a jornada de John McClane para se livrar de terroristas na noite de Natal se tornou tão influente, que diversos filmes e séries se viram na obrigação de homenagear a produção.

O tributo mais recente veio de Rick and Morty, a caótica animação do Adult Swim. Para o segundo episódio de sua sexta temporada, a produção criou um enredo em que Summer precisa “fazer o Duro de Matar” para proteger seu avô e irmão de um grupo de criminosos cujo líder é um fã do filme ao ponto de tentar imitar os passos do vilão.

Summer "faz o Duro de Matar"
Summer “faz o Duro de Matar”

É claro que Rick and Morty tem o costume de citar outras produções mas, no caso de Duro de Matar, ela não é a única. Pensando nisso, reunimos abaixo uma lista de filmes e séries que prestam homenagem ao clássico protagonizado por Bruce Willis.

Confira abaixo, tomando cuidado com spoilers dessas produções:

Brooklyn Nine-Nine

Jake Peralta bancando John McClane de Duro de Matar no trailer da sexta temporada de Brooklyn Nine-Nine
Jake Peralta bancando John McClane no trailer da sexta temporada de Brooklyn Nine-Nine

Se há um personagem na ficção que explica o fascínio que Duro de Matar causou no público, é Jake Peralta. Interpretado por Andy Samberg, o protagonista de Brooklyn Nine-Nine declara seu amor pelo filme o tempo todo. Ele celebra a chance de viver uma situação parecida com a do longa, leva os colegas ao Fox Plaza – que virou Nakatoomi Plaza na produção – e até batiza o próprio filho em homenagem a John McClane, personagem que o inspirou a se tornar um policial.

Todas as temporadas de Brooklyn Nine-Nine estão disponíveis na Netflix.

Os Simpsons

Homer Simpson de Os Simpsons no cinema
Homer Simpson, um homem de gosto refinado

Outro amante do longa na cultura pop é Homer Simpson. Tendo Duro de Matar como uma de suas franquias favoritas, o patriarca vive fazendo citações não apenas ao primeiro longa, como também às sequências. Ao longo da série, ele assiste aos filmes com a família, recria a direção perigosa de John McClane em Duro de Matar 3: A Vingança (1995), e chega a citar o personagem de Bruce Willis como uma das grandes figuras que se redimiu no Natal – ao lado de Grinch e Scrooge.

Vale notar que a admiração é recíproca, já que é possível ver um episódio de Os Simpsons durante uma cena de Duro de Matar 2 (1990).

Os Simpsons está disponível para streaming no Star+. As temporadas 29 e 30 também podem ser vistas no Disney+.

The Office

Outra comédia que citou Duro de Matar várias vezes foi The Office. Desde personagens que são fãs ao ponto de decorar o roteiro do primeiro longa, até críticas a Duro de Matar 4.0 (2007), não faltam referências. A mais lembrada – e emocionante – é a despedida de Michael (Steve Carell), quando seus funcionários fazem uma música que informa que é possível assistir a Duro de Matar 80 mil vezes no tempo que ele passou na Dunder Mifflin.

The Office está disponível para streaming no Amazon Prime VideoHBO Max, Star+, Paramount+ e Oi Play.

Stranger Things

Dustin de Stranger Things em cena que homenageia Duro de Matara
Uma pena que Dustin não conseguiu seguir os passos de John McClane

A terceira temporada de Stanger Things trouxe duas referências a Duro de Matar. A primeira, e mais óbvia, está no momento em que Dustin (Gaten Matarazzo) tenta andar por um tubo de ventilação. Já a segunda é quando Grigori (Andrey Ivchenko) diz que Hopper (David Harbour) não pode atirar nele por ser um policial, barganha usada por um dos inimigos de John McClane.

Stranger Things está disponível para streaming na Netflix.

Supernatural

Dean Winchester de Supernatural
Dean Winchester, mais um fã de John McClane

Outro personagem fã de Duro de Matar é Dean Winchester, de Supernatural. Interpretado por Jensen Ackles, ele recita várias frases clássicas de John McClane e chega a chamar o irmão de “Agente Johnson”, um dos aliados de Bruce Willis no longa.

Supernatural está disponível na HBO Max e Amazon Prime Video.

O Espanta Tubarões e Alvin e os Esquilos

Cartazes de O Espanta Tubarões e Alvin e os Esquilos
O Espanta Tubarões e Alvin e os Esquilos, dois filmes que usaram o famoso bordão da saga Duro de Matar

Por mais que Duro de Matar seja um filme com classificação indicativa para maiores de 14 anos, o longa foi referenciado em produções voltadas para o público infantil. Dois exemplos são O Espanta Tubarões (2004) e Alvin e os Esquilos (2007) que, no áudio original, usam o famoso bordão de McClane: “Yippie Ki-Yay”. Curiosamente, o dublador original do esquilo Alvin é Justin Long, coprotagonista de Duro de Matar 4.0.

O Espanta Tubarões está disponível para streaming na Netflix. Já Alvin e os Esquilos pode ser visto em Disney+, HBO Max, Amazon Prime Video e Globoplay.

Os Padrinhos Mágicos

Timmy Turner com visual inspirado em John McClane de Duro de Matar
Timmy Turner com visual inspirado em John McClane

Os Padrinhos Mágicos não escapou da febre. No episódio “Cheio de Ação”, Timmy Turner deseja ter uma vida igual à dos filmes de ação, e acaba ganhando o visual de John McClane. O garoto voltou a usar regata e deixar a barba por fazer em “Te Manda, Velho Chip”, em que encena um musical inspirado em Duro de Matar.

Os Padrinhos Mágicos está disponível para streaming no Oi Play e no Paramount+.

De: Redação / Fonte: Jovemnerd

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui