A partir de agora, eles poderão pagar os bilhetes com cartão de crédito e débito, passando direto na catraca.
Uma facilidade para passageiros de metrô. A partir de agora, eles poderão pagar os bilhetes com cartão de crédito e débito, passando direto na catraca. A nova medida começou a valer esta semana em todas as estações do Distrito Federal.
Em vez de ficar esperando na fila para comprar o bilhete, o passageiro vai direto à catraca e pode pagar aproximando cartão de crédito, de débito, smartphones, smartwatches, ou pulseiras de pagamento.
O sistema aceita cartões das bandeiras Mastercard, Visa e Elo, mas tem que ser cartão com sistema de pagamento por aproximação.
Como é feito
A implantação do sistema no Metrô-DF para aceitar cartão de crédito e débito, foi feita pelo BRB Mobilidade. A tecnologia de pagamento por aproximação é identificada com um sinal semelhante ao do Wi-Fi.
Cartões de crédito ou de débito que não têm o sistema de pagamento por aproximação, ainda não estão validados para a novidade.
Segundo o BRB, Banco Regional de Brasília, o usuário precisa liberar a função para utilizar a nova modalidade de recarga.
Para consultar as bandeiras aceitas, o passageiro pode verificar diretamente na tela dos validadores nas estações.
Também só será possível passar o cartão uma vez a cada 05 minutos, desde que a transação anterior seja aprovada.
Vale lembrar que a opção de compra com o QR Code nas bilheterias continuará vigente, assim como o Cartão Mobilidade, usado por passageiros que precisam fazer a Integração com o sistema rodoviário.
Ah, o pagamento por aproximação não dá direito à integração com os ônibus.

O pagamento da passagem é feito apenas com cartão habilitado para transações por aproximação – Foto: reprodução