Neste domingo, 4 de maio, o Instituto Nossa MARKA realiza a cerimônia de encerramento da etapa Estrutural do 9º Ciclo do projeto Elas com Elas.

O evento será realizado às 14h, no Cerrado Palace, em Vicente Pires, com a entrega de certificados a mais de 50 mulheres que concluíram a formação oferecida pelo programa. A cerimônia contará com a presença de autoridades, entre elas o senador Izalci Lucas, apoiador da iniciativa.

Criado em 2016, o Elas com Elas é um projeto de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher que promove capacitação técnica e estímulo ao empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. Em oito ciclos anteriores, já foram formadas diretamente cerca de 1.200 mulheres no Distrito Federal, com milhares de famílias impactadas.

A luta contra a violência de gênero e a importância da independência financeira

O contexto no qual o Elas com Elas está inserido é alarmante. De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do DF, em 2024 foram registradas mais de 20 mil ocorrências de violência doméstica e familiar contra mulheres, incluindo agressões físicas, psicológicas, sexuais e até feminicídios. Em 2023, o Distrito Federal registrou 27 feminicídios, uma realidade que não pode ser ignorada. Esses números, embora chocantes, reforçam a importância de programas como o Elas com Elas, que não apenas oferecem uma educação transformadora, mas também estimulam a independência financeira, elemento essencial para a quebra do ciclo de violência.

Pesquisas de organizações internacionais e nacionais apontam para a correlação entre a autonomia financeira e a redução da violência de gênero. Segundo a ONU Mulheres, mulheres economicamente independentes têm 55% mais chances de romper ciclos de abuso em comparação àquelas que não têm fontes de renda próprias. Além disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que a qualificação profissional tem impacto direto na redução da vulnerabilidade das mulheres, pois proporciona não apenas a segurança financeira, mas também fortalece sua capacidade de tomar decisões e buscar apoio em momentos críticos.

A Fundação Perseu Abramo também corrobora essa ideia, apontando que a autonomia econômica é um dos principais fatores para diminuir a dependência das mulheres em relação a seus agressores. O estudo revela que, em média, mulheres que possuem um emprego formal ou geram sua própria fonte de renda enfrentam 35% menos riscos de violência em comparação às que dependem financeiramente de parceiros ou familiares.

Esses dados demonstram de maneira clara que a capacitação oferecida pelo projeto Elas com Elas não é apenas uma questão de formação profissional, mas sim uma estratégia para combater a violência estrutural contra as mulheres, permitindo que elas construam caminhos de independência e protagonismo.

Fonte: Agencia Brasilia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui