Declaração de Bia Kicis aponta alinhamento do partido com a vice-governadora, em articulação que conta com a influência política de Michelle Bolsonaro no Distrito Federal
O cenário político do Distrito Federal para as eleições de 2026 começa a ganhar contornos mais definidos. A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) afirmou nesta segunda-feira (9) que o Partido Liberal deverá apoiar, ainda que de forma informal, o projeto político da vice-governadora Celina Leão (PP) para o Governo do Distrito Federal.
A declaração representa um movimento relevante dentro do campo conservador na capital do país. Segundo a parlamentar, o alinhamento ocorre principalmente em razão da proximidade política entre Celina Leão e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, uma das principais lideranças do PL no Distrito Federal.
“No Distrito Federal, o PL apoia a Celina. Já existia um acordo anterior da Michelle com ela e, como seguimos com Michelle, também caminhamos ao lado da Celina”, afirmou Bia Kicis.
Apesar do gesto político, a deputada explicou que o apoio não deve ocorrer, neste momento, por meio de uma coligação formal. Celina Leão é filiada ao Progressistas (PP) e uma eventual aliança oficial entre as legendas ainda não foi definida.
Ainda assim, Kicis reforçou que o grupo político ligado a Michelle Bolsonaro tende a manter o apoio ao projeto da vice-governadora. “Vamos continuar apoiando a Celina enquanto isso for da vontade da Michelle”, acrescentou.
Articulação fortalece nome de Celina
A sinalização do PL ocorre em um momento em que Celina Leão intensifica as articulações políticas e consolida seu nome entre as principais lideranças cotadas para disputar o Palácio do Buriti em 2026.
Atual vice-governadora do DF, Celina tem ampliado o diálogo com diferentes setores da política e da sociedade, fortalecendo sua presença no cenário local e ampliando sua base de apoio.
Nos bastidores, o alinhamento entre forças do campo conservador é visto como uma estratégia para estruturar uma frente política competitiva na disputa pelo governo do Distrito Federal.
PL discute candidaturas ao Senado
Durante a entrevista, Bia Kicis também comentou sobre as discussões internas do Partido Liberal em relação à disputa pelas duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026.
Nos últimos meses, alguns nomes ligados ao partido passaram a ser mencionados como possíveis candidatos, entre eles a própria Bia Kicis, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o senador Izalci Lucas e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Com o avanço das articulações, o partido acabou sinalizando apoio às candidaturas de Bia Kicis e Michelle Bolsonaro para o Senado.
Segundo a deputada, apesar de existirem insatisfações pontuais dentro da legenda, não há divisão interna. Para ela, eventuais desconfortos fazem parte do processo político.
Impacto no cenário eleitoral
O apoio informal do PL ao projeto político de Celina Leão pode ter impacto significativo na disputa pelo Governo do Distrito Federal, sobretudo entre eleitores alinhados ao campo conservador.
A movimentação também evidencia o peso político de Michelle Bolsonaro nas articulações partidárias na capital do país, consolidando sua influência nas decisões estratégicas do PL no Distrito Federal.
Com as articulações em andamento e o apoio de importantes lideranças, o cenário eleitoral de 2026 começa a se desenhar, indicando que a disputa pelo Palácio do Buriti deverá ser marcada por alianças estratégicas e intensa movimentação nos bastidores da política brasiliense.
Da Redação













Pixel Impression Tracking URL Secure:
https://snsrsv.com/metric?t=eyJiIjogOTI5LCAiZSI6ICJpbXByZXNzaW9uIn0=&img=i.png&c={CACHEBUSTER}
Pixel Click Tracking SECURE:
https://snsrsv.com/click/?t=eyJiIjogOTI5LCAiZSI6ICJjbGljayJ9
Pixel Click Tracking Insecure:
http://snsrsv.com/click/?t=eyJiIjogOTI5LCAiZSI6ICJjbGljayJ9