A afegã Sharbat Gula, que ficou conhecida no mundo inteiro após estampar a capa da National Geographic, em 1985, conseguiu exílio na Itália.

A afegã Sharbat Gula ficou conhecida após ser capa da National Geographic, em 1985 - Foto: reprodução
A afegã Sharbat Gula ficou conhecida após ser capa da National Geographic, em 1985 – Foto: reprodução

A afegã Sharbat Gula, que ficou conhecida no mundo inteiro após estampar a capa da National Geographic, em 1985, conseguiu exílio na Itália.

Ela chegou nesta quinta-feira (25) em Roma, através do programa de asilo e retirada do Afeganistão, feito pelo governo italiano

O primeiro-ministro Mario Draghi, que organizou a operação, contou que foi Sharbat que fez um apelo para poder deixar o país dela. A partir de agora, o governo italiano vai ajudá-la a reconstruir a vida agora, aos 49 anos de idade.

A foto de Sharbat ganhou o mundo há mais de 30 anos e foi feita pelo fotógrafo norte-americano Steve McCurry. Ele estava em um campo do Paquistão quando viu a garota. Na época, o rosto da menina surpreendeu e comoveu muita gente.

Mudança

Segundo o primeiro-ministro, Sharbat procurou organizações humanitárias para a ajudarem a deixar o país depois de os talibãs terem assumido o controle do Afeganistão, em agosto desse ano.

O pedido foi aceito imediatamente e o tempo para a mudança de país se deu apenas por trâmites legais e necessários.

Dessa forma, Sharbat poderá viver na Itália como cidadã naturalizada e receber todos os benefícios sociais que tem direito e precisa.

Mario Draghi ainda não descartou a possibilidade de aceitar novos pedidos de exílio e garante que o governo italiano está trabalhando para ampliar o programa.

Sharbat aos 12 anos - Foto: Steve McCurry
Sharbat aos 12 anos – Foto: Steve McCurry
Sharbat hoje, aos 49 anos - Foto: reprodução
Sharbat hoje, aos 49 anos – Foto: reprodução

Com informações de Marie Claire e JN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nove + dois =

Solve : *
1 × 1 =