Teatro, samba, festival do Japão e exposição de carros fazem parte da programação fomentada pelas secretarias de Turismo (Setur) e de Cultura e Economia Criativa (Secec)
Os brasilienses terão acesso a diversas opções para preencher a agenda cultural deste fim de semana. Entre sexta (24) e domingo (26), o Distrito Federal receberá apresentações teatrais, exposição de carros e festivais que exaltam o samba e também a cultura japonesa. Confira a seguir a programação gratuita fomentada pelas secretarias de Turismo (Setur) e de Cultura e Economia Criativa (Secec).
Teatro
A 7ª edição do Festival Bonecos de Todo Mundo reúne artistas do Brasil, América Latina e Europa com espetáculos, oficinas e rodas de bate-papo. A programação é gratuita e realizada no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga e no Taguaparque. A programação completa está disponível nas redes sociais do evento.
As apresentações têm acessibilidade de audiodescrição, visita guiada para pessoas com deficiência visual e interpretação em Libras, além da acessibilidade estrutural (rampas e espaços reservados para cadeiras de rodas) para pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida.
O fim de semana também traz o espetáculo Carrego o que Posso, Faço Quintal onde Dá, que resgata histórias de mulheres que chegaram a Brasília no início da construção da nova capital. Realizada pelo Coletivo Entrevazios, a montagem percorre sete cidades com dez apresentações gratuitas em praças públicas, desta sexta (24) a 9 de junho, com sessões sempre às 17h30.
As atrações deste fim de semana serão nesta sexta, na Praça São Sebastião, em frente à Igreja São Sebastião de Planaltina; sábado, na Praça Central do Paranoá, e domingo, na Praça da Igreja da Vila Planalto. A iniciativa também inclui bate-papos após as apresentações.
Uma apresentação inspirada na célebre obra 1984, de George Orwell, chega ao Gama. A Agrupação Teatral Amacaca apresenta o espetáculo 2+2=5, no Teatro Sesc Paulo Gracindo (Gama), sexta, às 15h e às 19h (com presença de estudantes da rede pública de ensino) e sábado e domingo, às 19h30. A entrada é gratuita, e a classificação indicativa é de 12 anos.
A trama se passa em um futuro distópico, onde o território do qual a região do Brasil faz parte é dominado por uma grande corporação miliciano-religiosa. Apologia ao ódio, hipervigilância e o avanço da tecnologia são temas atuais e repaginados em 2+2=5.
Festivais
O 12º Festival do Japão Brasília será realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade de sexta a domingo, das 10h às 22h. Para divulgar a cultura japonesa, o evento prevê uma série de atrações, como danças típicas, gastronomia, exposições e oficinas de arte, além de shows de cantores locais e demonstração de artes marciais. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Já para quem aprecia o samba, a segunda edição do Festival Sambadeiras leva shows ao Taguaparque reunindo grandes cantoras de samba do DF, como Martinha do Coco, Renata Jambeiro e oficina de samba de roda com as descendentes de Dona Dalva do Samba. O evento ocorrerá sábado e domingo a partir das 16h, com entrada franca e acessibilidade estrutural por meio de reserva de espaços para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, portadores de deficiência e guia de cegos, além de tradução em Libras.
BSB Underground
Brasília receberá a 3ª edição do evento de automobilismo BSB Underground, no Parque de Exposições Granja do Torto, de sexta a domingo. Será uma exposição de carros customizados com oficinas de grafite, competições de drift e apresentações de break dance e danças urbanas. Além disso, haverá a Carona Radical, em que alguns participantes terão a oportunidade de participar de um circuito de drift com pilotos profissionais.
Com uma programação para toda a família, o evento terá entrada gratuita mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis e a retirada dos ingressos no site Furando a Fila. O evento sexta, às 14h, e termina domingo, às 18h.
Fonte: Agencia Brasilia.