Exposições, oficinas, debates e mostras fotográficas movimentam o Museu de Arte de Brasília e outros espaços da capital
Em 2025, o Brasília Photo Show, maior festival de fotografia da América Latina, completa uma década de história e celebra a ocasião com uma programação intensa e totalmente gratuita, disponível até 31 de maio. Exposições, rodas de conversa, workshops e palestras movimentam o Museu de Arte de Brasília (MAB), transformado na “Cidade da Fotografia”.
A exposição principal reúne 400 imagens premiadas entre mais de 12 mil fotos inscritas na edição atual, além de um painel digital com 1.500 imagens semifinalistas. Os visitantes também poderão explorar o Museu da Fotografia, que exibe mais de 50 relíquias históricas da arte fotográfica, como câmeras antigas, celulares e drones. Exposições convidadas completam a experiência, com olhares inovadores sobre diferentes temas.
📸 Programação Especial no MAB
Além das exposições, a programação inclui rodas de conversa com profissionais renomados da fotografia. Nos dias 3, 4 e 5 de abril, temas como fotografia criativa, inteligência artificial, impressão e substratos, e os desafios da fotografia comercial versus arte serão debatidos por nomes como Cleber Medeiros, Bárbara Bastos, Rubens Matsushita e outros.
Durante os encontros, haverá demonstrações ao vivo de impressão fotográfica e discussões sobre o uso consciente de equipamentos. O público terá a chance de tirar dúvidas e conhecer técnicas que unem tecnologia e arte visual.
🏆 Premiação e Bate-papo com mestres da fotografia
No sábado (5/4), ocorre a Cerimônia de Premiação no Clube de Engenharia, com entrega das estatuetas aos vencedores da edição de 2024 e coquetel para convidados. Um dos destaques será o bate-papo “Os Maiores Concursos de Fotografia no Mundo”, com Cleber Medeiros e Márcio Cabral, fotógrafo brasileiro recordista pelo Guinness Book.
🎂 Especial de Aniversário de Brasília
Em homenagem aos 65 anos da capital federal, o MAB promove atividades educativas e interativas entre os dias 19 e 21 de abril, como as oficinas “Brasília em Maquetes”, com materiais recicláveis, e “Arte Abstrata”, inspirada em artistas como Athos Bulcão e Francisco Galeno. Haverá ainda contação de histórias e mediações especiais que destacam a arquitetura modernista da cidade.
🖼️ Exposição “Brasília Angularis”
Também no MAB, entre 1º e 14 de abril, estará em cartaz a mostra “Brasília Angularis”, assinada pelo fotógrafo e idealizador do festival, Eduardo Vergara. A exposição revela novos ângulos da capital, evidenciando sua monumentalidade integrada ao bioma do Cerrado.
“A minha cidade é um espetáculo de luzes e cores, pairando sobre uma natureza encantada. Sigo registrando tudo que encanta meu olhar”, define Vergara.
📅 Serviço
📍 Local: Museu de Arte de Brasília (MAB)
📆 Data: Até 31 de maio de 2025
🎫 Entrada: Gratuita
🔗 Programação completa: brasiliaphotoshow.com.br
📷 Instagram: @brasiliaphotoshow
De: Redação / Fonte: BRasíliadeboa