Brasília foi oficialmente confirmada como sede da edição 2025 dos Jogos da Juventude, que acontecerá entre os dias 10 e 25 de setembro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8) pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
Durante a cerimônia, Marco La Porta destacou a importância da competição na formação dos futuros campeões olímpicos. “O sucesso no esporte olímpico começa na base, entre os jovens. Antes de sermos uma potência olímpica, precisamos nos tornar uma nação esportiva. E os Jogos da Juventude simbolizam essa transformação”, afirmou.
A expectativa é de que mais de 2 milhões de jovens de todos os estados brasileiros participem das seletivas, disputando a chance de chegar à fase nacional em Brasília. Cerca de 4 mil atletas devem competir diretamente na capital federal.

Celina Leão ressaltou a vocação de Brasília para sediar grandes eventos esportivos, lembrando que a cidade já recebeu importantes competições como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). “Brasília é um pedaço de cada estado do país. Somos a casa de todos os brasileiros e é um orgulho receber novamente um evento deste porte”, declarou.
A edição 2025 contará ainda com a estreia da 20ª modalidade no programa dos Jogos da Juventude: o remo virtual, uma inovação que conecta o esporte tradicional ao universo eletrônico, aproximando ainda mais o evento das novas gerações.
Segundo Marco La Porta, além da formação esportiva, o evento tem um papel educacional fundamental, impactando a vida de milhões de jovens pelo país com os valores e práticas do esporte.
De: Redação /Fonte: Agência Brasil / Foto: WASHINGTON ALVES/COB