A primeira Carteira de Trabalho Digital pode ser tirada pela internet, sem sair de casa, nem enfrentar filas.

Na era digital a praticidade vem junto. Muita gente não sabe, mas dá para tirar a primeira Carteira de Trabalho pelo celular ou pelo computador, sem sair de casa, nem enfrentar filas.

É prático, acessível e seguro. Basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que está no sistema do governo federal, para ter a sua.  (veja abaixo)

Detalhe: a Carteira de Trabalho física segue sendo utilizada, mas a tendência é de substituição em breve.

Como fazer, veja o passo a passo

O primeiro passo é instalar o app (aplicativo) por meio do portal do governo federal – o gov.br – e o serviço para ter acesso à Carteira de Trabalho digital permitirá consultar benefícios trabalhistas e informações profissionais do empregado.

O sistema está disponível para qualquer cidadão inscrito no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e aí é só seguir as orientações do site gov.br .

  • Para ter acesso à Carteira de Trabalho Digital pelo PC
  1. Acesse o site gov.br (www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho) e clique em “Iniciar”;
  2. Pressione o botão “Entrar com Gov.br”. Caso não tenha uma conta no portal do gov.br, siga os passos deste tutorial para criar conta gov.br antes de prosseguir;
  3. Insira as credenciais da sua conta Gov.br e clique em “Entrar”. Em seguida, leia os termos de uso de dados pessoais e, caso concorde, pressione “Autorizar”;
  4. Autorizado o acesso, é possível verificar a Carteira de Trabalho digital, em que estão as informações profissionais.
  • Como fazer Carteira de Trabalho Digital pelo celular
  1. Instale o app CTPS Digital e toque sobre o botão “Entrar com Gov.br”. O app vai pedir autorização para fazer o login com o serviço do governo;
  2. Escolha, na nova página, a opção para criar seu registro no sistema Gov.br. Caso já tenha o cadastro no sistema, preencha o CPF, a senha e avance para o passo 10;
  3. Selecionando, por exemplo a opção “Número do CPF” para criar um novo acesso. Na página seguinte, informe o seu número do CPF e seu nome completo;
  4. Lembre-se de aceitar os termos do serviço e ajustar a verificação de segurança. Agora, toque em “Avançar”;
  5. Informe, neste momento, as respostas para as perguntas feitas pelo sistema Gov.br.
  6. Observe que as questões são relacionadas aos seus dados pessoais. Quando terminar, toque em “Avançar”;
  7. Informe, na tela seguinte, a maneira como deseja receber o código de verificação para criar sua conta. Para esse exemplo, utilizaremos a opção “Celular”;
  8. Digite seu número e selecione “Avançar”;
  9. Aguarde até receber um SMS com o código;
  10. Digite o código que recebeu e toque em “Avançar”;
  11. Indique, neste momento, uma senha que será configurada para acessar a plataforma. Será necessário confirmar os caracteres e, em seguida, pressione “Concluir”;
  12. Informe na conta no app, o CPF e toque em “Avançar”;
  13. Digite a senha que foi criada anteriormente e pressione o botão “Entrar”;
  14. Autorize o app a usar seus dados pessoais.
  15. Clique em “Autorizar” e, em seguida, você terá acesso a sua carteira de trabalho digital;

Para imprimir a Carteira de Trabalho digital

  1. Dentro da aba “Enviar”, já citada no tutorial anterior, é possível criar um PDF com os dados da Carteira de Trabalho para imprimir ou mandar para outras pessoas. Saiba como:
  2. Toque no botão “Enviar” no menu inferior e escolha se quer incluir todos os dados da carteira. Se desmarcar a opção, você pode selecionar apenas alguns dos contratos que deseja inserir no documento;
  3. Depois, basta tocar no ícone de “PDF” (botão laranja, no canto inferior direito) e esperar carregar todo o documento;
  4. A partir daí, você pode escolher a opção de “Salvar”, para armazenar o PDF no seu celular, ou “Enviar”, para mandar o arquivo para outras pessoas ou mesmo salvá-lo na nuvem e imprimir mais tarde.

Como consultar dados

Para consultar os dados na Carteira de Trabalho digital, basta entrar no site (servicos.mte.gov.br) e fazer login com sua conta Gov.br.

O número da Carteira de Trabalho Digital é o seu CPF e, na data de emissão, consta o dia em que você criou o documento pela Internet.

Entre as funções do app estão as últimas anotações de empresas no documento e informações sobre benefícios, como Abono Salarial e Auxílio Desemprego.

A Carteira de Trabalho digital x Carteira de Trabalho física

Na Justiça e entre empregadores na maioria das vezes, a Carteira de Trabalho Digital substitui o documento impresso.

Desde 2019, basta informar o CPF no momento da contratação para que o empregador atualize os dados por meio do portal online eSocial, criado em 2014.

Porém, quem tem o documento em papel deve guardá-lo.

As anotações no modelo impresso comprovam os contratos de trabalho antigos, mesmo que eles sejam exibidos Carteira de Trabalho digital.

Funcionários de órgãos públicos e organismos internacionais continuam necessitando da Carteira de Trabalho em formato físico.

Dá para fazer a Carteira de Trabalho digital pelo celular ou PC. Veja como:

Fonte: Só notícia boa

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