Pesquisa da Fecomércio-DF estima movimentação de cerca de R$ 992 milhões nas vendas de Natal de 2024; tíquete médio dos consumidores brasilienses chega a R$ 397

A expectativa para as vendas de Natal de 2024 no Distrito Federal é bastante positiva, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio-DF. Estima-se que a movimentação econômica do setor de comércio local atinja cerca de R$ 992 milhões, um crescimento em relação ao ano anterior. Esse valor reflete a confiança dos consumidores brasilienses na economia, além de uma tendência de retomada do consumo após os desafios enfrentados nos últimos anos.

 presidente da Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados de Brasília (Cooperfim), Damião Leite: “Estamos vendo o aumento no fluxo de clientes e, com o pagamento da última parcela do 13º salário, esperamos que as compras se intensifiquem nos próximos dias”, comemora. Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília.
presidente da Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados de Brasília (Cooperfim), Damião Leite: “Estamos vendo o aumento no fluxo de clientes e, com o pagamento da última parcela do 13º salário, esperamos que as compras se intensifiquem nos próximos dias”, comemora. Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília.

O estudo da Fecomércio-DF revela que, apesar das incertezas econômicas, o Natal continua sendo uma das datas mais importantes para o comércio. O resultado esperado para 2024 representa um sinal de recuperação, impulsionado tanto pela força das vendas no varejo quanto pela intensidade das promoções e ofertas especiais realizadas no período.

Tíquete Médio dos Consumidores

Outro dado relevante da pesquisa é o aumento no tíquete médio dos consumidores brasilienses, que chega a R$ 397 durante o período natalino. Este valor é um reflexo do comportamento de consumo mais consciente, com consumidores dispostos a gastar mais, mas de forma planejada, visando produtos de maior valor agregado, como itens de moda, eletrônicos e decoração de Natal.

O aumento do tíquete médio também reflete o crescente interesse por presentes mais personalizados e experiências de consumo, como viagens e produtos que agregam valor à celebração da data. Além disso, os consumidores brasilienses têm se mostrado mais dispostos a aproveitar as facilidades oferecidas pelas lojas físicas e virtuais, como parcelamentos sem juros e descontos progressivos.

Da Redação

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