Urgência Científica: Emissões de Alta Energia de Supernova de 1987 finalmente analisadas, revelando indícios cruciais sobre a formação de estrelas de nêutrons.

O telescópio James Webb, da NASA, encontrou evidências da emissão de uma estrela de nêutron em uma supernova, nome dado à explosão que ocorre na etapa final do ciclo de vida de uma estrela.

A descoberta foi feita na supernova chamada SN 1987A, observada pela primeira vez em 1987. Anteriormente, estudos apresentaram evidências indiretas sobre a presença de uma estrela de nêutron. Porém, agora, os efeitos da emissão de alta energia finalmente foram detectados.

As análises espectrais das imagens captadas pelo telescópio revelam um forte sinal de argônio ionizado, cujos íons exigem fótons altamente energizados para serem formados. Para os cientistas, os cenários mais prováveis envolvem uma estrela de nêutrons recém-nascida. Você pode conferir as imagens abaixo:

 

James Webb encontra evidência de uma estrela de nêutrons em supernova ()
Evidência de uma estrela de nêutrons em supernova [NASA, ESA, CSA, STScI, C. Fransson (Stockholm University), M. Matsuura (Cardiff University), M. J. Barlow (University College London), P. J. Kavanagh (Maynooth University), J. Larsson (KTH Royal Institute of Technology)/Divulgação]

Do lado esquerdo, é possível ver a SN 1987A. A imagem na parte de cima do lado direito mostra a luz de um argônio ionizado e a localizada abaixo mostram múltiplos argônios ionizados. Elas formam indícios de alta radiação, que provavelmente vem uma estrela de nêutrons.

Fonte: Jovemnerd

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui