Data é fundamental para discutir a inclusão
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado neste dia 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. No Brasil, a cada 700 crianças que nascem, uma é diagnosticada com a síndrome.
A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças. Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.
Especialistas explicam que as pessoas portadoras da Síndrome tem características bem estabelecidas como o olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores e o comprometimento intelectual. Por esse motivo, eles precisam de um atendimento especializado e um acompanhamento de saúde e multidisciplinar durante toda a vida.
No mercado de trabalho, as pessoas com Síndrome de Down têm demonstrado sua capacidade e disposição para contribuir de forma significativa. Com a devida adaptação e apoio, elas podem desempenhar uma variedade de funções em diferentes setores, enriquecendo as equipes com sua perspectiva única e sua ética de trabalho exemplar.
O dia mundial da Síndrome de Down é fundamental para se falar sobre a alteração e discutir políticas públicas para incluir essas pessoas na sociedade e auxiliar no desenvolvimento delas.
Por: Junim 10B – Na Trilha Certa