Os Estados Unidos vão ajudar a África a combater a fome! A chefe de ajuda externa norte-americana, Samantha Power, fez o anuncio oficial nesta segunda-feira (18).

Imagem de capa para EUA vão doar mais de 1 bilhão de dólares para ajudar África no combate a fome
Outro ponto discutido foi a alta dos preços dos alimentos que vem atingindo o mundo. Foto: Nicholas Kamm / AFP

Os Estados Unidos vão ajudar a África a combater a fome! A chefe de ajuda externa norte-americana, Samantha Power, fez o anuncio oficial nesta segunda-feira (18). Ela prometeu investir 1,18 bilhão de dólares – mais de 6,39 bilhões de reais.

E mais: pediu pediu que outros países também façam parte dessa iniciativa para combater a crise alimentar agravada pela invasão russa da Ucrânia e mudanças climáticas.

“Hoje estamos enfrentando algo ainda mais devastador, pois não apenas dezenas de milhões de pessoas que enfrentam uma fome tão severa, mas muitas delas correm o risco de passar fome”, alertou a norte-americana.

Chifre da África

Samantha ressaltou que a situação é particularmente ruim no chamado Chifre da África, que compreende Somália, Etiópia e Quênia.

Isso porque a região deve sofrer sua quinta seca consecutiva no final deste ano, algo que não era visto há ao menos quatro décadas.

E olha que triste! Segundo a chefe de ajuda dos EUA, pelo menos 1.103 crianças morreram pela fome e outras sete milhões estão gravemente desnutridas na região.

“A ajuda incluiria alimentos de emergência, em particular sorgo, um grão usado na região cuja disponibilidade é maior que a do trigo, bem como um suplemento à base de amendoim para crianças desnutridas e serviços veterinários para animais moribundos”.

Alta dos preços com a guerra

Outro ponto discutido foi a alta dos preços dos alimentos que vem atingindo o mundo desde o início da guerra, já que o país é um grande exportador de trigo.

“Os países que ficaram de fora desta guerra não devem ficar de fora desta crise alimentar global. Agora precisamos que outros façam mais, antes que a fome cresça, antes que milhões de crianças se encontrem no fio da navalha”.

Fome no Brasil

E o problema não é apenas na África. Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, no Brasil, pelo menos 33,1 milhões de pessoas estão passando fome.

ONGS e grupos independentes têm feito mobilizações para levar alimento a essas famílias. E você pode apoiar diversas iniciativas semelhantes do Só Vaquinha Boa clicando aqui.

Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguém!

 

Fonte: notícia boa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte − quinze =

Solve : *
38 ⁄ 19 =