Mais uma Vez ao Espaço: SpaceX Recebe Permissão para Lançamento Adicional do Megafoguete Starship

Os reguladores federais concederam à SpaceX permissão para lançar o tão esperado segundo voo de teste de seu sistema Starship — o foguete mais poderoso já construído — após uma primeira tentativa explosiva em abril.

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), que licencia lançamentos de foguetes comerciais, disse na quarta-feira (15) que a SpaceX tem permissão para lançar a missão depois que a agência determinou que ela “atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais, políticos e de responsabilidade financeira”.

Duas horas na sexta-feira, 17 de novembro, que abre às 7 da manhã, no horário local (às 10h, pelo horário de Brasília).

espaçonave Starship e seu impulsionador Super Heavy estão no centro dos planos da SpaceX para eventualmente colocar humanos em Marte, bem como ajudar no esforço da Nasa para retornar humanos à lua pela primeira vez em mais de 50 anos. A Starship destina-se a servir como módulo de pouso lunar para a missão Artemis III, atualmente prevista para 2025. E se o voo de teste falhar mais uma vez, poderá atrapalhar o cronograma de exploração lunar da Nasa.

O voo de teste integrado inaugural de abril da Starship e do Super Heavy — o enorme foguete que deverá impulsionar a espaçonave a velocidades orbitais — terminou poucos minutos após a decolagem, quando o veículo começou a tombar, virando de cabeça para baixo, e forçou a SpaceX a iniciar o modo de autodestruição e explodir os dois estágios do foguete sobre o Golfo do México.

A SpaceX passou os últimos meses reconstruindo o local de lançamento e fazendo atualizações no sistema de foguetes nas instalações Starbase da empresa em Boca Chica, no Texas. A plataforma de lançamento foi despedaçada pela força da ignição dos motores do Super Heavy, enviando detritos para a área costeira circundante.

Os impactos potenciais do acidente com o foguete fizeram com que um grupo de defensores do meio ambiente e da vida selvagem abrissem um processo em maio contra a FAA, alegando que a agência não cumpriu as leis ambientais federais quando deu sinal verde para o primeiro voo de teste da Starship.

William Gerstenmaier, vice-presidente de construção e confiabilidade da SpaceX, culpou os reguladores por atrasar o segundo voo de teste, dizendo em uma audiência no Senado dos EUA em meados de outubro: “É uma pena quando nosso hardware está pronto para voar e não podemos voar por causa de regulamentos ou revisões”.

A SpaceX postou imagens e vídeos da Starship na plataforma de lançamento em setembro / SpaceX

A FAA concluiu sua investigação de segurança em setembro, estabelecendo 63 ações corretivas para a SpaceX. A agência concluiu então a revisão de segurança em 31 de outubro para o segundo voo de teste planejado da SpaceX.

No entanto, como parte da sua revisão ambiental, a FAA iniciou uma consulta com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA sob a Lei das Espécies Ameaçadas. Esse processo foi concluído no dia 14 de novembro, segundo comunicado da agência, permitindo à FAA emitir a licença de lançamento.

Agora, a SpaceX está pronta para outra tentativa de impulsionar a Starship para fora da plataforma de lançamento e enviá-la em uma missão para completar quase uma volta completa na Terra.

Desafios da Starship

Se a missão de teste falhar mais uma vez, o objetivo da Nasa de retornar os humanos à superfície da lua poderá sofrer atrasos, uma vez que a agência espacial está competindo com outras nações – incluindo a China – para construir uma base lunar permanente. A agência espacial já alertou que a Starship pode não estar pronta a tempo para uma tentativa de pouso na lua em 2025.

Mesmo que seja bem sucedida, a SpaceX ainda tem vários obstáculos tecnológicos a superar. A empresa deve demonstrar que o foguete pode entregar com segurança um satélite ou outra carga útil à órbita da Terra, bem como atracar com um navio-tanque de reabastecimento para completar seu propelente enquanto estiver em órbita – um movimento que será essencial para levar o enorme veículo à lua.

O CEO da SpaceX, Elon Musk, postou em agosto nas redes sociais que prevê cerca de “50% de probabilidade de atingir a velocidade orbital”, embora tenha acrescentado cautelosamente que “mesmo chegar ao estágio de separação seria uma vitória”, referindo-se à fase de lançamento quando o foguete Super Heavy se desprende da espaçonave Starship.

Preocupações ambientais

A SpaceX também pode enfrentar resistência adicional por parte dos ambientalistas antes — ou depois — da segunda tentativa de lançamento. O grupo de defensores do ambiente e da vida selvagem que anteriormente processou a FAA ainda pode tentar obter uma liminar para impedir o próximo lançamento.

Quando contatado para comentar, Jared Margolis, advogado sênior do Centro para a Diversidade Biológica, disse que o grupo sem fins lucrativos não tinha decidido se iria seguir esse caminho, embora reconhecesse que a opção ainda estava sobre da mesa. Não está claro, entretanto, se o grupo terá tempo suficiente para apresentar a documentação adequada antes que a SpaceX avance com o lançamento previsto.

De: Redação / Fonte: CNN

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