Apenas ônibus, táxis e vans escolares podem trafegar no corredor da direita. O desrespeito à sinalização é infração gravíssima e gera multa.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) deu início à fiscalização do trânsito na faixa exclusiva para ônibus das vias N1 e S1, do Eixo Monumental.
Publicada no Diário Oficial do DF em 2/12/2020, a Instrução nº 916 especifica que, na pista da direita, só podem trafegar ônibus do sistema de transporte público, táxis e vans escolares. Os demais veículos deverão circular pelas faixas à esquerda. O corredor será exclusivo e vai funcionar 24 horas, em todos os dias da semana.
A conversão à direita será permitida para os acessos ao longo da via, apenas na distância necessária para desaceleração ou aceleração, onde há a sinalização tracejada.
A fiscalização será feita por equipamentos eletrônicos e agentes de trânsito. Os motoristas de veículos não autorizados que trafegam na faixa exclusiva cometem infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47e sete pontos na carteira. Por sua vez, os motoristas de ônibus que usarem as outras pistas estão sujeitos à multa de R$ 130,16 e recebem quatro pontos na carteira.
Campanha educativa
A partir da próxima semana e durante aproximadamente 15 dias, o Detran empreenderá campanhas educativas de orientação aos motoristas, com abordagens nos semáforos e distribuição de material informativo. Além disso, serão instalados, em pontos estratégicos, painéis luminosos móveis com avisos sobre o funcionamento da nova faixa.
Maior fluidez
O projeto da faixa exclusiva no Eixo Monumental foi elaborado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e tem o objetivo de proporcionar maior agilidade ao transporte público coletivo.
De acordo com estudos da secretaria, no trecho entre o TJDFT, na Via S1, e o Teatro Nacional, na Via N1, os ônibus realizam mais de duas mil viagens diárias, transportando, em média, cerca de 160 mil passageiros por dia.
160 milembarcam diariamente nos ônibus que circulam entre as vias S1 e N1
O diretor-geral adjunto do Detran, Gustavo Amaral, lembra que a criação das faixas tem como objetivo desafogar o trânsito nas principais vias do DF, especialmente nos horários de pico. Nas vias urbanas sob a circunscrição do Detran já existiam três corredores exclusivos para ônibus: Setor Policial Sul, W3 Sul e W3 Norte.
Balanço de infrações
Levantamento feito pelo Detran registrou, em 2020, 20.321 autuações por transitar em faixa exclusiva para transporte público nas vias administradas pelo departamento, onde a fiscalização já estava ativa (W3 Norte e Sul e Setor Policial Sul). Em 2019, foram 23.311 autuações por não respeitar a pista dos ônibus.
* Com informações do Detran