Segurança na Palma da Mão: Como Bloquear seu Celular com o App do Governo em Casos de Emergência

Ter o celular roubado é um medo constante, especialmente agora que o dispositivo passou a gerenciar nossos cartões de crédito, contas bancárias, vida social e muito mais. Pensando em minimizar as dores de cabeça causadas por esse infortúnio, o governo brasileio lançou o app Celular Seguro.

Fruto de uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o aplicativo permite bloquear rapidamente o celular em caso de emergências, impedindo o acesso a dados sensíveis e cobiçados pelos assaltantes.

Quer instalar o Celular Seguro em seu aparelho, para evitar futuras complicações? Então siga o nosso guia abaixo.

Como baixar o app Celular Seguro?

Para baixar o app, basta seguir para a loja de seu dispositivo. Você encontra a versão de Android na Google Play (clique aqui), e a versão de iOS na App Store (clique aqui).

É bom pontuar que, para acessar o app, é preciso de uma conta do Portal Gov, o portal oficial do governo brasileiro. É a mesma conta utilizada nos apps da carteira de trabalho virtual, da carteira de habilitação digital, ou para declarar Imposto de Renda.

De qualquer forma, se você ainda não tem uma, clique aqui para se registrar no Portal Gov.br.

Como encontrar o IMEI e número de série (SN) do aparelho?

Você pode bloquear um celular perdido ou roubado apenas com o modelo, número de telefone e operadora, mas é melhor tomar algumas garantias, especialmente caso o chip seja inutilizado pelos assaltantes.

Uma opção boa é utilizar o código IMEI, que é um número de identificação único de cada dispositivo. Outra alternativa é o número de série, ou serial number (SN), do aparelho. Ambos são identificações exclusivas de seu dispositivo, que não podem ser alteradas, e são encontrados no mesmo lugar.

Para obter os números, basta discar *#06# em seu aplicativo de telefone. A tela então exibirá tanto o IMEI quanto o número de série. Não se esqueça de anotar os códigos em algum lugar seguro e fora do celular — nunca se sabe quando serão úteis!

Como cadastrar seu celular no app Celular Seguro?

Com o aplicativo baixado, conta do Portal Gov.br criada e conectada, agora é hora de cadastrar seu dispositivo no app Celular Seguro.

O processo é simples. Basta abrir o app, clicar na opção “Registrar Telefone” e depois no botão “Cadastrar Telefone”. Para isso, será pedido a marca, modelo, operadora e número de telefone, com as opções adicionais de inserir o número de série e o IMEI.

Preencha com todos os dados que tiver disponíveis e clique em “Cadastrar”. Com isso, seu dispositivo agora aparecerá em uma lista dentro do aplicativo, o que significa que você poderá acionar algumas opções em caso de emergência.

Como cadastrar uma pessoa de confiança no app Celular Seguro?

O app permite ainda cadastrar uma Pessoa de Confiança. Como implica o nome, isso significa indicar um contato que poderá bloquear o dispositivo em caso de roubo.

Para cadastrar uma pessoa de confiança, é preciso os seguintes dados: NomeCPFTelefone e Email. Após indicar alguém, seu aparelho cadastrado ficará visível na lista de dispositivos da pessoa.

Como utilizar o Celular Seguro em caso de roubo?

Se você seguir todos os passos anteriores, está pronto para lidar com uma emergência. Caso seu dispositivo registrado seja roubado, você precisará acessar o Celular Seguro via computador (clique aqui), por outro dispositivo ou pelo app de sua Pessoa de Confiança indicada.

Com o app ou página do Celular Seguro aberto, você precisará clicar em “Registrar Ocorrência” e definir se algo aconteceu com o seu dispositivo ou com o de uma Pessoa de Confiança. A página de ocorrência pede algumas informações, como a data e hora do ocorrido, o tipo de situação e o estado e cidade do incidente.

Com tudo isso preenchido, é possível emitir uma ocorrência que bloqueará o acesso ao celular.

Fonte: Jovemnerd

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui