Deputado Distrital Iolando Propõe Selo ‘Empresa Amiga da Pessoa Autista’ para Estimular a Inclusão Profissional
Empresas do Distrito Federal que incluírem pessoas com autismo em seu ambiente de trabalho serão reconhecidas. A proposta apresentada pelo deputado distrital Iolando (MDB) na Câmara Legislativa tem como finalidade promover a inclusão desses profissionais. O texto deve passar pela análise da Casa e, para ser uma Lei, precisa da aprovação do Poder Executivo.
O projeto institui o “Inclusão Autista nas Empresas”. Uma das ideias do programa é a criação do selo de “Empresa Amiga da Pessoa Autista”, como uma forma de reconhecimento às iniciativas para promover a igualdade de oportunidades dos indivíduos com TEA em relação aos demais colaboradores.
“Essa iniciativa não só incentivo a adoção de práticas mais inclusivas, mas também destaca publicamente as empresas que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, explica o deputado Iolando.
Ele também destaca que o projeto não se limita apenas em “criar oportunidades de emprego”, mas incentivar as empresas a oferecer um ambiente de trabalho mais inclusivo, o que requer uma “mudança cultural em nossa sociedade”. “A inclusão é um direito fundamental de todas pessoas, independente de suas diferenças”, complementa o parlamentar.
O que é o selo “Empresa Amiga da Pessoa Autista”?
Para obter a certificação, uma empresa deve estabelecer políticas de inclusão de profissionais com TEA, entre elas a reserva de postos específicos de trabalho e a capacitação para funções de maior remuneração.
Vale destacar que a adesão à iniciativa será voluntária, mas a empresa que implantar essas políticas de inclusão terão maior destaque. “Uma cliente, com certeza, procurará serviços e produtos de uma empresa amiga da inclusão. Se o ambiente é humanizado, o atendimento também é de excelência”, acredita o distrital.
Fonte: IndicaBrasília