O Exército Brasileiro recebeu a primeira viatura do programa VBMT-LR 4×4, sigla para Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas, que usa tração nas quatro rodas.

Fabricado pela Iveco Defence Vehicles, em Sete Lagoas-MG, o LMV-BR (Light Multirole Vehicle) é um produto que irá reforçar os batalhões motorizados do EB num total de 32 unidades, sendo as demais 31 a ser entregues em 2022.

Escolhido pelo Exército em 2015, o LMV-BR é montado no complexo industrial da Iveco no norte de Minas Gerais, onde também são feitos os veículos comerciais leves da linha Daily, além de caminhões e ônibus.

Montado com vários componentes nacionalizados, o Iveco LMV-BR não deverá ficar somente nas 32 unidades iniciais, visto que o programa VBMT-LR 4×4 prevê um total de 186 veículos para o Exército Brasileiro.

Também chamado de Lince, o Iveco LMV-BR foi lançado em 2001 e é fabricado também pela BAE Systems no Reino Unido e MVPS na Rússia.

Com 5,50 m de comprimento, 2,05 m de largura e 1,95 m de altura, o Iveco LMV pesa em torno de 6,5 toneladas e possui entre-eixos variáveis.

Tendo nível de blindagem elevado para proteção de seus (em torno de 5 soldados), o veículo militar tem motor diesel Iveco F1D com 182 cavalos ou 220 cavalos, dependendo do país onde atua.

O LMV tem transmissão automática de seis marchas e capacidade de carga de 1.200 kg. Com velocidade máxima de 130 kmh, o veículo da Iveco tem autonomia de 500 km.

Robusto, o Iveco LMV-BR está equipado com um canhão leve automático e dispositivos de contramedidas, já tendo sido entregues mais de 4 mil unidades para as forças de defesa da Itália, Reino Unido, Espanha, Bélgica e Áustria.

Para o Exército, a Iveco Veículos de Defesa já entregou mais de 480 unidades do Guarani VBTP 6×6, um veículo blindado anfíbio, um sucessor do Engesa Urutu na força de defesa nacional. Esse modelo da empresa italiana é até exportado a partir do Brasil.

[Fonte: Forte]

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