Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial, grupo celebra legado com apresentações, oficinas e ações inclusivas em escolas públicas.

O Mamulengo Sem Fronteiras comemora em 2025 25 anos de atuação ininterrupta na valorização, difusão e pesquisa do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Para marcar a data, o grupo realiza uma extensa programação cultural gratuita em escolas públicas do Distrito Federal, com apresentações, oficinas, exposições, aulas-espetáculo e até a estreia de um espetáculo inédito.

Fotos por Fernanda Queiroz

Fundado em 2000, o grupo carrega o lema de transformar a arte em existência, resistência e resiliência. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan desde 2015, o mamulengo também recebeu em 2025 o mesmo título pelo Condepac-DF, reforçando seu papel como pilar vivo da cultura popular brasileira.

As comemorações já começaram no início do ano, com o Festival de Teatro de Bonecos Populares no Sesi Taguatinga. Agora, a segunda etapa leva o projeto para dentro das escolas, com atividades previstas entre os dias 19 e 22 de agosto, em Arniqueira, Taguatinga e Vicente Pires, além de encontros em setembro no Guará e novamente em Vicente Pires.

Fotos por Fernanda Queiroz

Além de democratizar o acesso à cultura, o projeto traz ações inclusivas de acessibilidade, como material em braille, intérpretes de Libras e audiodescrição. Outro destaque é a solidariedade: durante a temporada, serão arrecadados alimentos não perecíveis para o Instituto Alegria de Viver.

Com direção e coordenação geral de Walter Cedro, o Mamulengo Sem Fronteiras já se apresentou em festivais nacionais e internacionais, levando o riso ancestral e a crítica social característica do teatro popular. Hoje, o grupo é referência nacional na preservação dessa tradição, que mistura oralidade, improviso, humor e poesia.

Programação em escolas públicas do DF:

  • 19/08 – Escola Classe Arniqueira

  • 20/08 – Escola Classe 13 de Taguatinga Sul
  • 21/08 – Escola Classe Vicente Pires

  • 22/08 – Escola Classe 39 de Taguatinga Norte

  • 02/09 – Centro de Ensino Especial do Guará

  • 03/09 – Escola Classe 02 de Vicente Pires

O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) e a participação de uma equipe especializada em acessibilidade, música, produção audiovisual e design.

Mais informações: @mamulengosemfronteiras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui