A exemplo de ação bem sucedida em São Sebastião, governo projeta a expansão de agências de autoatendimento. Cidade Estrutural é a próxima
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), vai expandir os postos do Na Hora Cidades para as regiões administrativas (RAs). Um ofício foi enviado às 33 administrações regionais para estudar a viabilidade de instalação dos postos de autoatendimento nas sedes das unidades. A Cidade Estrutural será a próxima RA a receber o serviço.
A proposta é espelhar em todo o DF a experiência bem sucedida do projeto lançado em São Sebastião, em julho deste ano. Os trabalhos funcionam com a supervisão de dois servidores, mas quem desenvolve a demanda nos computadores disponíveis na agência é o próprio cidadão. Com acesso aos serviços, lucra o cidadão, que resolve pendências, e o próprio GDF, que garante pagamentos de impostos e outras soluções.
Além do tempo de deslocamento, o custo para os moradores e trabalhadores se tornava outro obstáculo para o acesso aos serviços
Secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani explica que a intenção é fazer uma expansão gradativa dos atendimentos, cumprindo, assim, um compromisso do governo Ibaneis Rocha. “É garantir aos cidadãos o acesso aos serviços públicos aproximando o Estado da população e dando fim a burocratização”, afirma.
Grande procura
O Na Hora mais próximo de São Sebastião era o da Rodoviária do Plano Piloto, a cerca de 20 quilômetros da região. Além do tempo de deslocamento, o custo para os moradores e trabalhadores se tornava outro obstáculo para o acesso aos serviços. Agora, o Na Hora Cidades oferece nove computadores com internet para autoatendimento – seis do lado de dentro e três na parte externa da administração – e uma máquina para impressão gratuita de guias e boletos. Pelo menos 38 parceiros já disponibilizam o atendimento on-line, que fica aberto de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
“O retorno da população tem sido bastante positivo e a grande procura já demonstra isso”, conta o administrador regional de São Sebastião, Alan Valin. De 1º de julho a 25 de julho foram cerca de mil atendimentos feitos, a maioria relacionada à Neo energia, Caesb e agendamento para emissão da carteira de identidade. Como medida de enfrentamento à covid-19, este posto optou por atender por senhas, sendo distribuídas 25 por dia.
A diarista Rosiane Borges, 37 anos, trabalha na Asa Norte, mas foi perto de casa, em São Sebastião, que conseguiu imprimir o documento do carro que precisava. Ela ficou sabendo do Na Hora Cidades em um grupo de WhatsApp e foi à administração resolver a pendência. “Foi muito rápido e prático”, conta.
FONTE: AGENCIA BRASILIA