23 estados e DF já emitem; tudo que você precisa saber

Acabou o prazo dado pelo governo federal para os Estados e o Distrito Federal emitirem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento aposenta o antigo RG e adota o número do CPF como padrão.

Até o momento, 23 estados e o Distrito Federal já emitem o documento. Veja a lista abaixo.

Dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) mostram que a CIN já foi emitida para 3 milhões de brasileiros.

Estados que já emitem

Com o fim do prazo dado pelo governo federal, os estados já podem emitir a CIN.

Apenas o Amapá, Bahia, Pernambuco e Roraima disseram que não há previsão para o início da emissão.

Já o Espírito Santo e o Mato Grosso do Sul vão se adequar à medida na segunda semana de janeiro.

Veja todos os estados que estão emitindo a nova CIN:

  • Acre (AC)
  • Alagoas (AL)
  • Amazonas (AM)
  • Ceará (CE)
  • Distrito Federal (DF)
  • Goiás (GO)
  • Maranhão (MA)
  • Mato Grosso (MT)
  • Mato Grosso do Sul (MS)
  • Minas Gerais (MG)
  • Pará (PA)
  • Paraíba (PB)
  • Paraná (PR)
  • Piauí (PI)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Rio Grande do Norte (RN)
  • Rio Grande do Sul (RS)
  • Rondônia (RO)
  • Santa Catarina (SC)
  • São Paulo (SP)
  • Sergipe (SE)
  • Tocantins (TO)

Novidades no CIN

Pela primeira vez no país, o CIN vai estabelecer um padrão de emissão e modelo para todos os 27 órgãos de identificação. Com a medida, o governo quer coibir fraudes de identificação no Brasil.

Para tirar a primeira via da CIN, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento. Após a emissão da primeira via, o cidadão também pode utilizar o documento de maneira digital.

A segurança do documento

Segundo o governo federal, a CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança, que garantem a identificação do usuário por um método seguro.

Entre as medidas inovadoras do documento, está a inclusão de um QR Code, que será usado para uma checagem fácil e confiável pela Segurança Pública.

“Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos”, disse o governo.

A validade do documento varia de acordo com a faixa etária. Para crianças de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos. Para pessoas de 12 a 60 anos incompletos, o documento é válido por 10 anos. Acima de 60 anos, a validade é indeterminada.

Primeira via

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os brasileiros podem emitir a nova carteira nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal.

Após a emissão da primeira via, é possível utilizar o documento online. Veja como:

  • Realize o download do aplicativo Gov.br;
  • Faça login na sua conta com os dados pessoais;
  • acesse “Carteira de documentos”;
  • clique no botão “+”;
  • selecione a “Carteira de Identidade” e clique em “Adicionar documento”.

Prontinho, agora você já tem a nova Carteira de Identidade Nacional prontinho na palma da sua mão.

E o antigo RG?

O antigo RG ainda segue válido, mas com um prazo final.

O documento continuará sendo aceito no país até 28 de fevereiro de 2023.

Dessa forma, a população tem tempo para atualizar a nova documentação.

O novo documento vem com um QR Code, que facilita o processo de validação do CIN. Foto: Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.

O novo documento vem com um QR Code, que facilita o processo de validação do CIN. Foto: Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.

Fonte: Só notícia boa

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