23 estados e DF já emitem; tudo que você precisa saber
Acabou o prazo dado pelo governo federal para os Estados e o Distrito Federal emitirem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento aposenta o antigo RG e adota o número do CPF como padrão.
Até o momento, 23 estados e o Distrito Federal já emitem o documento. Veja a lista abaixo.
Dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) mostram que a CIN já foi emitida para 3 milhões de brasileiros.
Estados que já emitem
Com o fim do prazo dado pelo governo federal, os estados já podem emitir a CIN.
Apenas o Amapá, Bahia, Pernambuco e Roraima disseram que não há previsão para o início da emissão.
Já o Espírito Santo e o Mato Grosso do Sul vão se adequar à medida na segunda semana de janeiro.
Veja todos os estados que estão emitindo a nova CIN:
- Acre (AC)
- Alagoas (AL)
- Amazonas (AM)
- Ceará (CE)
- Distrito Federal (DF)
- Goiás (GO)
- Maranhão (MA)
- Mato Grosso (MT)
- Mato Grosso do Sul (MS)
- Minas Gerais (MG)
- Pará (PA)
- Paraíba (PB)
- Paraná (PR)
- Piauí (PI)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Rio Grande do Norte (RN)
- Rio Grande do Sul (RS)
- Rondônia (RO)
- Santa Catarina (SC)
- São Paulo (SP)
- Sergipe (SE)
- Tocantins (TO)
Novidades no CIN
Pela primeira vez no país, o CIN vai estabelecer um padrão de emissão e modelo para todos os 27 órgãos de identificação. Com a medida, o governo quer coibir fraudes de identificação no Brasil.
Para tirar a primeira via da CIN, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento. Após a emissão da primeira via, o cidadão também pode utilizar o documento de maneira digital.
A segurança do documento
Segundo o governo federal, a CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança, que garantem a identificação do usuário por um método seguro.
Entre as medidas inovadoras do documento, está a inclusão de um QR Code, que será usado para uma checagem fácil e confiável pela Segurança Pública.
“Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos”, disse o governo.
A validade do documento varia de acordo com a faixa etária. Para crianças de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos. Para pessoas de 12 a 60 anos incompletos, o documento é válido por 10 anos. Acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
Primeira via
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os brasileiros podem emitir a nova carteira nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal.
Após a emissão da primeira via, é possível utilizar o documento online. Veja como:
- Realize o download do aplicativo Gov.br;
- Faça login na sua conta com os dados pessoais;
- acesse “Carteira de documentos”;
- clique no botão “+”;
- selecione a “Carteira de Identidade” e clique em “Adicionar documento”.
Prontinho, agora você já tem a nova Carteira de Identidade Nacional prontinho na palma da sua mão.
E o antigo RG?
O antigo RG ainda segue válido, mas com um prazo final.
O documento continuará sendo aceito no país até 28 de fevereiro de 2023.
Dessa forma, a população tem tempo para atualizar a nova documentação.