eSports: um sonho que pode virar realidade

Distrito Federal tem potencial para se tornar um dos maiores polos dos jogos eletrônicos do Brasil

Os Esportes Eletrônicos ou apenas eSports, como é mundialmente conhecido, vêm dominando o mundo gamer e tecnológico. Numa definição simples, os eSports giram em torno de competições de jogos eletrônicos em que atletas profissionais disputam partidas, seja presencial ou on-line. Na maioria delas, os espectadores estão presentes no local do evento ou em plataformas de streaming. Nesse contexto, o Distrito Federal vem se consolidando como um dos principais polos da prática em todo o Brasil

Para ter uma ideia da popularidade desse esporte, o futebol é o esporte brasileiro mais difundido, sendo que 24% das pessoas que acompanham a modalidade têm entre 10 e 24 anos. Já na audiência dos torneios de eSports, 43% dos espectadores têm essa idade.

“O Distrito Federal tem os recursos necessários para abrir vários centros de treinamento, capacitação e aperfeiçoamento para jovens que sonham em viver dos games. É possível fazer polos. Em Ceilândia, em Brazlândia, no Guará, em Taguatinga. Imagina, um em cada região. Ok, que não seja um em cada uma das 33 regiões, mas que consigamos investir em uns cinco ou seis de grande porte”, destaca Renata d’Aguiar, uma das maiores incentivadoras da prática no DF.

De acordo com ela, é preciso apenas dar mais visibilidade aos projetos dos jogadores brasilienses e de um intermédio com o governo local. “Os praticantes precisam se organizar e colocar suas ideias no papel. Depois disso, eu, pessoalmente, faço questão de marcar uma reunião com o Poder Executivo e apresentar essas propostas”, garante.

Para Renata d’Aguiar é possível buscar recursos para a construção de centros de treinamentos com toda a estrutura de computadores, celulares, cadeiras gamer, internet de alta qualidade e todo o aparato necessário para atender às necessidades do jovem que sonha em viver dos games.

No ano de 2019, antes da pandemia, a indústria de eSports teve um faturamento de US$ 957,5 milhões. Em 2020, com o impacto das medidas sanitárias e da ausência de campeonatos, houve uma pequena queda de 1,1%. Em 2021, o faturamento cresceu em 14,5%, com mais de US$ 1 bilhão arrecadados. Seguindo a expectativa de crescimento, a consultoria de dados acredita que em 2024 a modalidade fature US$ 1,6 bilhões.

Na final da Copa do Mundo de League of Legends de 2019, 99,6 milhões de telespectadores foram registrados durante a partida. No mesmo ano, cerca de 450 milhões de pessoas assistiram a campeonatos de jogos eletrônicos. O Brasil ficou em terceiro no ranking de países com mais espectadores, com um total de 21,2 milhões pessoas registradas, atrás da China e Estados Unidos.

Fonte: Agencia Brasilia

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