Grande rivalidade do Episódio I já foi foco de outras produções do universo Star Wars

O anúncio da série Obi-Wan Kenobi trouxe a uma parcela de fãs de Star Wars a chance de ver uma nova luta entre o Jedi que dá nome à produção e Darth Maul. Alimentada por rumores, a aparição do vilão já foi negada pela equipe criativa e tem um bom motivo para não acontecer.

Em primeiro lugar, é importante relembrar que Maul foi apresentado em Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999) como aprendiz do Sith Darth Sidious. Com um visual marcante e um Sabre de Luz duplo, o antagonista marcou a história da saga ao matar o Cavaleiro Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e ser partido ao meio pelo então padawan Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor).

Cortado na altura da cintura pelo Jedi, Darth Maul foi dado como morto e assim ficou até 2012, quando a série animada Star Wars: The Clone Wars chegou à quarta temporada. Nela, o espectador descobre que na verdade ele sobreviveu ao duelo contra Kenobi e passou mais de uma década vivendo nos escombros de Lotho Menor, um planeta ferro-velho.

Os episódios finais do quarto ano da animação mostram Maul sendo encontrado fraco, insano e com pernas robóticas de aranha por seu irmão, Savage Opress. Ele é resgatado e levado até Dathomir, onde recebe um tratamento mágico pela mãe Talzin e recupera os membros inferiores, a sanidade, a memória e decide se vingar de Obi-Wan Kenobi.

Isso tudo acontece durante a famosa Guerra dos Clones, período em que Obi-Wan se tornou um general Jedi responsável por liderar tropas da República. Pouco após ser salvo pelo irmão, Maul invadiu o planeta Raydonia e prometeu matar seus habitantes caso Kenobi não aparecesse em pessoa para que pudessem duelar. Ele aceita o desafio e vai até lá, onde acaba emboscado pelo vilão e Savage Opress, sendo salvo por Asajj Ventress, uma ex-discípula do Sith Conde Dookan.

Esse foi só o primeiro encontro entre Obi-Wan Kenobi e Darth Maul após os eventos do Episódio I. Essa rivalidade, alimentada pela sede de vingança do Sith e da vontade do Jedi em acabar com o mal, rendeu vários encontros durante as Guerras Clônicas.

O mais memorável deles acontece na quinta temporada, quando Maul e Savage Opress dominam Mandalore. Na época, o planeta era comandado pela duquesa Satine Kryze, por quem Kenobi sentia um amor tão profundo que chegou a considerar deixar a Ordem Jedi. Puro, esse sentimento acaba causando a morte de Kryze, que acaba assassinada por Maul quando este percebe que Obi-Wan tem fortes sentimentos por ela.

O último duelo entre Kenobi e Maul

Se Darth Maul continuou aparecendo na saga Star Wars e sua grande motivação era matar Obi-Wan Kenobi, o que impede ele de aparecer na nova série do Disney+? A resposta está em Star Wars: Rebels, série animada situada entre os Episódios III IV.

No episódio “Dois Sóis”, da terceira temporada, Darth Maul e Obi-Wan ficam frente a frente pela última vez. A história mostra o vilão encontrando o Jedi, que estava exilado nas areias de Tatooine após os eventos de A Vingança dos Sith. Quase 30 anos após se conhecerem, os dois travam um duelo rápido, mas impactante, que termina com o Sith morto pelas mãos de seu grande inimigo.

Esse duelo final é tão impactante e completo, que a própria equipe da série Obi-Wan Kenobi decidiu não incluir Maul para não correr o risco de diminuir seu impacto. Em entrevista à Total Film, a diretora Deborah Chow revelou que desde que entrou no projeto, Darth Maul “nunca esteve nele”, justamente porque Dave Filoni e o time das animações fizeram “um lindo trabalho contando essa história”.

A escolha se faz acertada, especialmente considerando que o duelo final se passa anos após os eventos de Obi-Wan Kenobi. Dessa forma, mostrar um encontro entre os dois pouco antes do duelo definitivo certamente diminuiria o impacto e também trairia a dificuldade de Maul em encontrar Kenobi ao longo de todos esses anos.

Guia: Darth Maul nos filmes e séries de Star Wars

Darth Maul em Star Wars Ameaça Fantasma, Solo e Clone Wars
Darth Maul em Episódio I – A Ameaça Fantasma, Solo e Clone Wars

Apesar de Obi-Wan Kenobi não trazer um novo encontro com Darth Maul, há inúmeros filmes e séries animadas com participação do vilão. Para você matar as saudades, listamos abaixo todas as aparições do Filho de Dathomir nessas produções, que estão disponíveis no Disney+.

  • Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma
  • Clone Wars – Temporada 4, Episódios 21 e 22
  • Clone Wars – Temporada 5, Episódios 1;14 a 16
  • Clone Wars – Temporada 7, Episódios 9 a 12
  • Solo: Uma História Star Wars
  • Rebels – Temporada 2, Episódios 21 e 22
  • Rebels – Temporada 3, Episódios 3, 11, 20

 

De: Redação / Fonte: Jovemnerd

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois × 3 =

Solve : *
13 − 12 =