Saiu o último nome da lista de vencedores do Prêmio Nobel 2022 e, particularmente, este ano foi uma lista e tanto de personalidades reconhecidas!

Considerado uma das principais premiações mundiais, O Nobel é dado como forma de reconhecimento de pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas em benefício da humanidade.

O prêmio é de responsabilidade da Fundação Nobel, e os vencedores de cada categoria recebem um diploma, uma medalha de ouro de 18 quilates e uma quantia milionária em coroas suecas. Veja quais foram os nomes premiados deste ano, por categoria:

Nobel de Física

Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger foram os três primeiros vencedores do Prêmio Nobel 2022.

No dia 04 de outubro, os três cientistas foram laureados por estudos sobre a mecânica quântica, que investiga o comportamento de partículas como átomos, elétrons e fótons.

“Seus resultados abriram caminho para novas tecnologias baseadas em informações quânticas”, disse o comitê em comunicado.

Além da distinção, os 3 cientistas vão dividir um prêmio de 10 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 4,86 milhões).

“Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeilinger conduziram experimentos inovadores usando estados quânticos emaranhados, onde duas partículas se comportam como uma única unidade, mesmo quando separadas”, afirmou o Comitê.

“Por muito tempo, a questão era se a correlação era porque as partículas em um par emaranhado continham variáveis ​​ocultas.”

Nobel de Química

Também foi um trio que venceu o Prêmio Nobel 2022 de Química. Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless foram os escolhidos, movidos pela simplicidade das descobertas e pela sua utilidade prática.

De acordo com a academia, o norte-americano Sharpless e o dinamarquês Meldal “lançaram as bases para uma forma funcional de química –chamada química do clique– na qual os blocos de construção molecular se encaixam de forma rápida e eficiente”.

Já Bertozzi –a única mulher premiada em 2022 até agora–, “levou a química do clique a uma nova dimensão e começou a utilizá-la em organismos vivos”.

A academia sueca afirma que, em geral, os químicos são motivados a construir moléculas complexas, o que já “levou a muitas construções moleculares admiráveis, mas geralmente demoradas e muito caras”.

Nobel de Medicina

O cientista sueco Svante Pääbo é o ganhador do Prêmio Nobel 2022 em Medicina. O anúncio foi feito no dia 03 de outubro pela Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, da Suécia.

Segundo o comitê, Svante foi premiado pela importância das descobertas sobre o genoma de ancestrais humanos extintos.

“Por meio de sua pesquisa pioneira, Svante Pääbo realizou algo aparentemente impossível: sequenciar o genoma do Neandertal, um parente extinto dos humanos atuais”, diz o comunicado emitido pelo Nobel.

“Ele também fez a sensacional descoberta de um hominídeo anteriormente desconhecido, Denisova”, conclui.

Nobel de Literatura

A escritora francesa Annie Ernaux venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2022. O anúncio foi pela Academia Real das Ciências da Suécia.

Aos 82 anos, ela foi laureada “pela coragem e acuidade clínica com que desvenda as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoa, descrevendo vergonha, humilhação, ciúme ou incapacidade de ver quem você é”.  Conforme o comitê, “ela conseguiu algo admirável e duradouro”.

No Twitter, o comitê do Nobel declarou que “Annie Ernaux acredita na força libertadora da escrita. Seu trabalho é intransigente e escrito em linguagem simples”.

A carta ainda diz que “com muita coragem e acuidade clínica, Annie Ernaux revela a agonia da vivência das classes, descrevendo vergonha, humilhação, ciúme ou incapacidade de ver quem você é”. Conforme o comitê, “ela conseguiu algo admirável e duradouro”.

Nobel da Paz

O defensor dos direitos humanos Ales Bialiatski, da Belarus, e as organizações Memorial, da Rússia, e Center for Civil Liberties, da Ucrânia, venceram o Prêmio Nobel da Paz 2022.

O anúncio foi feito pela Academia Real das Ciências da Suéciamp dia 07 deste mês.

Em nota, o Comitê do Nobel declarou que os laureados “fizeram um esforço notável para documentar crimes de guerra, abusos dos direitos humanos e abuso de poder”. Conforme o Nobel, “juntos, eles demonstram a importância da sociedade civil para a paz e a democracia”.

Nobel de Economia

Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig receberam o prêmio Nobel de Economia 2022 “pela pesquisa sobre bancos e crises financeiras”.

O anúncio foi feito nesta 2ª feira, 10 de outubro, pela Academia Real das Ciências da Suécia.

Os norte-americanos foram laureados, conforme o Comitê do Nobel, por “melhorarem significativamente” a compreensão do papel dos bancos na economia, principalmente durante crises financeiras.

“Uma descoberta importante em sua pesquisa é por que evitar colapsos de bancos é vital”, dia a nota da assessoria do prêmio.

Premiação história e importante

O processo de escolha do Nobel começa com os comitês de cada área, responsáveis pelo envio de cartas para cientistas, professores e acadêmicos de diversos países solicitando indicações para a premiação. Anualmente, os comitês recebem entre 200 e 300 indicados.

As principais regras da escolha são: não poder indicar a si mesmo (em relação aos responsáveis pelas indicações) e o reconhecimento de até três pessoas em uma mesma categoria.

Após 1974, a Fundação Nobel passou a proibir a indicação póstuma, mas permite até hoje que pessoas que foram anunciadas e morreram antes da cerimônia possam ser laureadas.

A francesa Annie Ernaux é a única mulher da lista - Foto: reprodução

A francesa Annie Ernaux é a única mulher da lista – Foto: reprodução

 

Fonte: notícia boa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui