Iniciativa já revitalizou mais de 145 áreas e fortalece o vínculo entre comunidade, setor privado e poder público
Desde sua criação em 2019, o Programa Adote uma Praça, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), tem mudado a paisagem urbana e o relacionamento entre sociedade e poder público. A iniciativa, sob coordenação da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe-DF), já revitalizou mais de 145 espaços públicos — e apenas em 2025, 12 áreas foram completamente reformadas em regiões como Guará, Lago Sul, Gama, SIA e Taguatinga.
O programa incentiva a parceria entre o governo, empresas, associações e cidadãos, promovendo intervenções em praças, jardins, canteiros, rotatórias, parques infantis, monumentos e pontos de encontro comunitário. Mais do que reformas, trata-se de um movimento que resgata o senso de pertencimento e promove a ocupação cidadã dos espaços urbanos.
Um caso emblemático é a reforma da Praça Renato Russo, na QI 11 do Lago Sul. O espaço, antes negligenciado, foi transformado graças à iniciativa do empresário Fábio Fernandes Oliveira, que adotou o local por meio do programa. “Fizemos por retribuição à comunidade. Agora é a sociedade que precisa cuidar”, afirmou o empreendedor do ramo da construção civil. A revitalização incluiu novo piso em pedra portuguesa, reforma dos bancos, acessibilidade, paisagismo, iluminação e irrigação automática — respeitando o projeto urbanístico original.
O secretário de Projetos Especiais, Marcos Teixeira, tem trabalhado para ampliar a visibilidade da iniciativa. “A ideia é que as pessoas voltem a ocupar os espaços públicos, promovendo sua conservação. Empresários ganham indiretamente com segurança, qualidade de vida e valorização do entorno”, afirmou.
Comerciantes locais também sentem os efeitos positivos. A empresária Meire Ramos, dona de um salão de beleza em frente à praça, relatou que a reforma aumentou o fluxo de clientes e eliminou problemas como o uso de drogas no local. “A praça floresceu. A sensação de segurança voltou”, contou.
Moradores como a bancária Juliana Lima também elogiaram o novo cenário: “Os grafites de Renato Russo, a limpeza e o paisagismo transformaram o ambiente. É um exemplo de cuidado com a cidade”.
De: Redação / Fonte: Agência Brasília / Foto: Matheus H. Souza