Inclusão na telona! O evento Capital na Tela #PraCegoVer vai promover a primeira mostra gratuita de cinema para deficientes visuais, entre os dias 21 de setembro e 21 de outubro.
Serão quatro filmes nacionais – três longas e um curta-metragem – todos com audiodescrição durante toda a apresentação – do trailer aos créditos finais.
A ideia é aumentar a acessibilidade e incentivar o uso da audiodescrição, que permite que as pessoas com deficiência visual possam entender melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas e outros, ouvindo o que pode ser visto.
Capital na Tela
A amostra é promovida pela startup Cinema Cego, desenvolvida na Universidade de Brasília (UnB).
O projeto Capital na Tela ganhou esse nome por apresentar produções que têm a capital federal como cenário.
Para este ano foram selecionados os seguintes filmes: Brasil Animado, O Candidato Honesto 2, Uma Loucura de Mulher e o curta Rosas do Asfalto.
Como participar
A inscrição para o cinema cego é gratuita e pode ser feita pelo site da startup.
O acesso para os filmes será exclusivo para quem confirmar participação e o usuário pode aproveitar as produções por 30 dias, assistindo quantas vezes quiser.
O projeto faz parte das comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado no dia 21 de setembro.