SLIM supera desafios e preserva suas capacidades de comunicação, celebração da agência espacial japonesa JAXA.

Parece que nem tudo está perdido para o módulo espacial SLIM. O lander japonês pousou na Lua no final de janeiro mas, por conta de uma falha no motor na descida, acabou ficando mal ajeitado, com paineis solares na sombra, o que impediu a bateria de carregar.

Porém, há indícios de que tudo está bem. Após ficar desativado durante as duas semanas de uma noite lunar, o SLIM voltou a se comunicar com os cientistas da agência espacial japonesa JAXA.

No perfil oficial do SLIM no X (vulgo Twitter), a agência especial comunicou:

Ontem (25) a noite, um comando foi enviado ao SLIM e uma resposta foi recebida, confirmando que o veículo espacial sobreviveu a noite lunar e manteve as capacidades de comunicação!

O SLIM pousou na Lua em 20 de janeiro, aterrisando com impressionante precisão na pequena cratera Shioli, localizada dentro do Mar de Néctar — que, para referência, fica a 322km do Mar da Tranquilidade, onde ocorreu o pouso lunar de 1969.

Por conta da falha técnica, porém, pousou de cabeça para baixo. Sem que os paineis tivessem acesso a luz solar, levou apenas dois dias para que a bateria chegasse a nível crítico, de 12% de carga. Com isso, o equipamento se desligou para conservar o restante de energia que tinha, mas não sem antes disparar dois mini-rovers, que funcionam perfeitamente.

O Japão se tornou o quinto país a pousar na Lua, depois dos Estados Unidos, União Soviética, China e India. Com o SLIM de volta a ativa, os cientistas agora estudarão rochas lunares pelas próximas duas semanas.

Fonte: Jovemnerd

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui