Ação na terça-feira (22) envolve atividades relacionadas ao uso consciente e à importância da hidratação para a saúde; na unidade de Sobradinho II haverá cardápio especial para comemorar a data

Terça-feira (22) é o Dia Mundial da Água. Nessa data, os 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal promovem o evento Um Mergulho na Fonte da Vida. A ação envolve atividades relacionadas à utilização consciente e à importância da hidratação para a saúde. As unidades vão expor painéis e apresentar vídeos educativos durante o horário de almoço, das 11h às 14h.

Arte: Divulgação/Sedes

“Nosso objetivo é, por meio do evento, sensibilizar o cidadão acerca da importância desse recurso fundamental à vida”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. Durante o almoço, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai apresentar informações nutricionais sobre o consumo de água aos clientes da unidade.

A ação envolve, ainda, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa) e a Administração Regional de Sobradinho II. O evento tem o apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e da empresa de cooperação internacional CITinova.

No Restaurante Comunitário de Sobradinho II, além dos materiais expositivos, está previsto um cardápio especial e a distribuição de água saborisada

O secretário do Meio Ambiente do DF, José Sarney Filho, ressalta as ações de recuperação de nascentes implementadas por meio do Projeto CITinova. “Foram 80 hectares de plantio, além de 37 sistemas agroflorestais. Agora, estamos na fase de monitoramento, com a certeza de estarmos contribuindo para a manutenção dos mananciais de água do DF”, explica.

Para o presidente da Caesb, Pedro Cardoso, a companhia exerce um papel fundamental na vida da população do DF. “Além de levar saúde por meio do saneamento básico e distribuição de água tratada, a Caesb desenvolve ações relacionadas à preservação do meio ambiente, por meio da proteção de mananciais, incentivo ao uso racional de água e plantio de árvores, garantindo que a água esteja disponível a todos”, ressalta Pedro.

A companhia vai distribuir 100 copos de água com o folder sobre o uso racional. Já a Adasa prepara a entrega de 321 camisetas, além de garantir a animação com os personagens Gotita e Caninópolis.

No Restaurante Comunitário de Sobradinho II, além dos materiais expositivos, está previsto um cardápio especial e a distribuição de água saborisada.

A ideia da iniciativa é promover sensibilização sobre a relevância da água para a sobrevivência, por meio do uso racional e sustentável, assim como a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, baseadas em estratégia de prevenção à poluição e contaminação.

 

“O acesso à água potável e ao saneamento básico são direitos fundamentais e indispensáveis à saúde. Portanto, a missão da Adasa na regulação simultânea da água e dos serviços de saneamento básico nos traz uma grande responsabilidade perante a população do DF”, aponta o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro.

Para Ribeiro, o Dia Mundial da Água é uma data importante para estimular uma reflexão sobre a forma como cada indivíduo lida com esse recurso essencial à vida.  “É um momento de celebrar avanços, mas principalmente lembrar dos desafios que temos pela frente”, finaliza.

Serviço

Um Mergulho na Fonte da Vida – Celebração do Dia Mundial da Água
Restaurante Comunitário de Sobradinho II
Terça-feira, 22 de março
A partir das 11h

*Com informações da Sedes

Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seis − 2 =

Solve : *
10 × 1 =