Goiás fatura prêmio internacional de mobilidade urbana e figura ao lado das mais importantes iniciativas globais de transporte público

Goiás conquistou destaque internacional ao ganhar o UITP Awards 2026, considerada a principal premiação mundial voltada ao transporte público.

O reconhecimento é fruto de uma transformação que o transporte coletivo da Região Metropolitana experimentou nos últimos anos a partir de um projeto conduzido pelo Governo de Goiás.

Os vencedores foram anunciados na terça-feira (23/06), em cerimônia realizada em Bruxelas, na Bélgica, reunindo autoridades, especialistas e operadores de mobilidade urbana de diversos países.

Eficiente, sustentável e alinhado às necessidades da população

Ao celebrar a conquista, o governador Daniel Vilela afirmou que tal reconhecimento coroa um projeto construído para tornar o transporte coletivo mais eficiente, sustentável e alinhado às necessidades da população.

“E o melhor: sem onerar aos passageiros. Em Goiás, a tarifa de ônibus está congelada em R$ 4,30. Estamos desde 2019 sem reajuste algum”, sublinhou.

“Demonstra que Goiás escolheu o caminho certo ao tratar a mobilidade urbana como política pública estratégica. O que estamos fazendo não é apenas renovar frota ou reformar terminais”.

“Estamos construindo um sistema moderno, eficiente e capaz de melhorar a vida das pessoas. E que, agora, serve de referência para outras cidades do Brasil e do mundo”, afirmou Daniel.

Para o governador, a premiação demonstra que Goiás está no caminho certo.

Daniel Vilela afirma que o  transporte coletivo deixou de ser um problema sem solução para se tornar uma referência de planejamento, inovação e sustentabilidade.

“Investimos em tecnologia, implantamos novos corredores e estamos construindo uma infraestrutura preparada para as próximas décadas”, elencou.

“O prêmio não representa um ponto de chegada. Ele reforça nosso compromisso de continuar avançando”, completou Daniel.

A conquista internacional coloca Goiás ao lado de algumas das mais importantes iniciativas globais de transporte público.

Também reconhece a ampla transformação que vem modernizando a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).

Goiás conquista maior prêmio mundial de mobilidade urbana por transformação no transporte coletivo - governador Daniel Vilela discursando
“Estamos construindo um sistema moderno, eficiente e capaz de melhorar a vida das pessoas. E que, agora, serve de referência para outras cidades do Brasil e do mundo”, afirmou o governador Daniel Vilela sobre a premiação (Foto: SGG-GO)

Transporte coletivo – avanços

Entre os principais avanços estão:

  • renovação da frota;
  • eletrificação do sistema;
  • adoção de combustíveis limpos;
  • investimentos em tecnologia;
  • requalificação da infraestrutura;
  • implantação do modelo de metronização dos corredores de transporte.

Nova RMTC

O projeto Nova RMTC promoveu uma ampla requalificação dos espaços utilizados diariamente pelos passageiros.

A reconstrução e modernização dos terminais do BRT Leste-Oeste e de suas estações elevaram os padrões de conforto, acessibilidade, segurança e eficiência operacional do sistema.

Paralelamente, a reforma e manutenção dos pontos de ônibus transformou a paisagem urbana da Região Metropolitana, com a instalação de milhares de novos abrigos e a recuperação de estruturas existentes.

Goiás conquista maior prêmio mundial de mobilidade urbana por transformação no transporte coletivo - ônibus elétrico nas ruas da capital
Entre as melhorias realizadas pelo Governo de Goiás no transporte coletivo estão renovação da frota, eletrificação do sistema e adoção de combustíveis limpos (Foto: SGG-GO)

Modelo referência

O modelo de governança adotado em Goiás reúne Estado, prefeituras, concessionárias – por meio do RedeMob Consórcio e do Consórcio BRT – em torno de um planejamento comum, permitindo investimentos coordenados e soluções de longo prazo para o transporte coletivo.

Nos últimos anos, o sistema da Região Metropolitana de Goiânia passou por uma das maiores reestruturações da história.

A iniciativa reúne investimentos em diferentes frentes, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos passageiros.

Entre os avanços estão a renovação da frota com veículos mais modernos e menos poluentes, incluindo ônibus elétricos (dentre eles os maiores biarticulados elétricos em operação regular no mundo), veículos movidos a biometano e modelos equipados com tecnologia Euro VI, que reduzem as emissões de gases de efeito estufa.

O projeto também contempla:

  • modernização dos corredores de transporte coletivo;
  • metronização do BRT Leste-Oeste;
  • sincronização semafórica por meio da chamada “onda verde”;
  • sistemas inteligentes de monitoramento e gestão operacional;
  • além da revitalização de terminais e estações.

Revitalização de terminais e estações de embarque de passageiros foi uma das ações adotadas pelo Governo de Goiás e que contribuem para melhora do transporte público coletivo e resulta em mais segurança para usuários do sistema (Foto: SGG-GO)

A transformação já apresenta resultados concretos. Um dos indicadores destacados no projeto mostra redução de até 31% no tempo das viagens em trechos contemplados pela metronização, garantindo mais agilidade, previsibilidade e conforto.

Daniel Vilela ressaltou que a conquista do prêmio também representa a consolidação de uma transformação que muitos consideravam impossível quando o ex-governador Ronaldo Caiado decidiu enfrentar desafios históricos do sistema.

“Muita gente dizia que não seria possível transformar o transporte coletivo da Região Metropolitana. Hoje, vemos um sistema totalmente transformado e sendo reconhecido internacionalmente. Estamos construindo um verdadeiro legado”, concluiu o governador.

UITP Awards

Promovido pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), o UITP Awards é considerado a mais importante premiação mundial voltada à mobilidade urbana e ao transporte público.

A premiação reconhece projetos que se destacam pela inovação, sustentabilidade, eficiência operacional e impacto positivo na vida das pessoas.

A edição de 2026 reuniu iniciativas de diversos países e premiou experiências que representam as principais tendências e avanços do setor em escala global.

Com a conquista, Goiás passa a integrar um grupo de projetos reconhecidos por contribuir para a construção das cidades do futuro, ao lado de algumas das mais relevantes referências internacionais em mobilidade urbana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui