Nova medida assinada pelo governador Ibaneis Rocha garante lazer gratuito e acessível; decreto será publicado no Diário Oficial do DF nos próximos dias.
Brasília vai ganhar mais uma iniciativa voltada à inclusão e ao lazer. O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quarta-feira (26), o decreto que cria o programa Lazer para Todos, que garante entrada gratuita ao Zoológico e ao Jardim Botânico de Brasília aos domingos e feriados. A nova política será publicada em breve no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Além da gratuidade nos espaços, os visitantes também poderão contar com o transporte público gratuito, por meio do programa Vai de Graça. A medida busca democratizar o acesso a áreas de conservação ambiental, estimular a educação ecológica e proporcionar mais opções de lazer à população do DF e turistas.
A entrada gratuita será válida exclusivamente aos domingos e em feriados, como 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Aniversário de Brasília e Tiradentes), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), entre outras datas nacionais e distritais. A lista completa inclui 11 feriados fixos e móveis, e o GDF ainda poderá estender a gratuidade a outras ocasiões.
Planejamento e infraestrutura
Para garantir o bom funcionamento da iniciativa, Ibaneis Rocha convocou uma reunião com os diretores do Zoológico e do Jardim Botânico, além de representantes d
as Secretarias de Governo, Comunicação, Segurança Pública, Economia, Transporte e Mobilidade, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A ideia é estruturar um plano de ação que envolva segurança, transporte, comunicação e reforço nas equipes dos espaços públicos.
Segundo o governador, também estão previstas melhorias na infraestrutura dos dois locais. “Queremos oferecer mais conforto e segurança para quem for aproveitar esses espaços. Teremos reforço de servidores, policiamento e divulgação ampla sobre como chegar
e o que fazer nesses locais”, declarou Ibaneis.
Expectativa de público deve dobrar
O Zoológico de Brasília, que atualmente recebe entre 3 mil e 6 mil visitantes aos domingos, projeta duplicar esse número com a gratuidade. O diretor-presidente da instituição, Wallison Couto de Oliveira, informou que reformas e novos atrativos estão sendo planejados.
No Jardim Botânico, a experiência com gratuidade já começou de forma experimental em março, como parte da celebração dos 40 anos do espaço. De acordo com o diretor Allan Freire Barbosa da Silva, a média de público aos domingos gira em torno de 1.500 pessoas, mas deve ultrapassar os 3 mil com a nova política. Durante o Carnaval, por exemplo, o local chegou a receber 4 mil visitantes em um único dia.
Patrimônio ambiental e educativo
O Zoológico de Brasília, fundado em 1957, é reconhecido pelo trabalho de conservação da fauna brasileira e abriga cerca de 600 animais de 180 espécies. O espaço conta ainda com atrações como museu, borboletário, áreas de piquenique e playgrounds.
Já o Jardim Botânico, criado em 1985, é uma das principais áreas de preservação do Cerrado, oferecendo trilhas, jardins temáticos e espaços voltados à pesquisa científica e à educação ambienta
Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília Geovana Albuquerque/Agência Brasília
De: Redação / Fonte: Agência Brasília