Detalhes Cósmicos: Telescópio James Webb Fornece Imagens Nítidas para Entender a Formação Estelar na Via Láctea

NASA divulgou, na última segunda-feira (29), mais uma série de imagens impressionantes, capturadas pelo telescópio espacial James Webb. Dessa vez, podemos ver, em alta resolução, algumas das galáxias espalhadas pelo universo.

No total, o James Webb enviou 19 fotografias de galáxias espirais. É possível ver milhões de estrelas, distribuídas tanto pelos “braços” das formações ou em aglomerados quanto em desenvolvimento.

As capturas destacam estruturas de gás e poeira dentro dessas galáxias, ajudando astrônomos no processo de entender, por exemplo, como a Via Láctea forma estrelas — como o processo é desencadeado, mantido e encerrado. E o telescópio espacial também detectou vários vazios nas faixas, que poderiam ser criados por explosões de astros.

Confira uma das imagens na galeria abaixo:

    As capturas do James Webb foram adicionadas ao catálogo do programa Física em Alta Resolução Angular em Galáxias Próximas (PHANGS), que é apoiado por mais de 150 astrônomos em todo o mundo. O projeto é baseado em observações de galáxias próximas, em alta resolução, com vários telescópios, incluindo o ALMAHubble e VLT (Very Large Telescope).

    O objetivo principal é “compreender a interação da física do gás e da formação de estrelas em pequena escala com a estrutura galáctica e a evolução das galáxias“.

    Fonte: Jovemnerd

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui